EQST

Como Tratar Carcinomatose Peritoneal?

Como tratar carcinomatose peritoneal?

Uma das recentes conquistas para o tratamento da carcinomatose peritoneal é a quimioterapia com aerossol intraperitoneal (Quimioterapia Aerossolizada e Pressurizada Intraperitoneal – Pipac). O procedimento envolve a aplicação de spray quimioterápico diretamente sobre o tumor.

O que o peritônio?

O peritônio é a maior membrana do corpo. Ela reveste o interior do abdômen (barriga) abrangendo e protegendo todos os órgãos nele contidos (intestino, fígado, estômago, ovários, entre outros).

O que é uma cirurgia peritoneal?

Essa intervenção cirúrgica busca remover os focos de células tumorais espalhados sobre a cavidade abdominal, reduzindo a quantidade de tumores visíveis. Em alguns casos, pode ser necessário até mesmo retirar o peritônio da região acometida para que o procedimento seja efetivo.

O que é uma Citorredução?

“Cito” significa célula, assim, cirurgia citorredutora é aquela na qual o cirurgião retira os focos de células tumorais que estão espalhados pela superfície dos órgãos, ou seja, faz uma redução da quantidade de doença visível no momento da cirurgia.

O que é o peritônio qual a sua função?

Como um grande saco, o peritônio reveste os órgãos abdominais, desdobrando-se em pregas e sinuosidades para acompanhar o contorno das vísceras. ... Além de constituir importante defesa para cada uma das vísceras, veda completamente a cavidade abdominal.

Para que serve o peritônio?

Peritônio é uma membrana serosa que reveste as paredes da cavidade abdominal e recobre órgãos abdominais e pélvicos. Entre as suas duas camadas - parietal e visceral - está a cavidade peritoneal. A função do peritônio é sustentar e proteger os órgãos abdominopélvicos.

Quais são as funções do peritônio?

Como um grande saco, o peritônio reveste os órgãos abdominais, desdobrando-se em pregas e sinuosidades para acompanhar o contorno das vísceras. ... Além de constituir importante defesa para cada uma das vísceras, veda completamente a cavidade abdominal.

O que são nódulos Peritoneais?

O pseudomixoma peritoneal é um tumor incomum, de curso indolente, que se caracteriza pela presença de ascite mucinosa ou implantes na cavidade peritoneal. Origina-se geralmente de lesões no apêndice ou no ovário.

O que pode causar ascite?

Causas. A ascite não é uma doença em si mesma, mas uma condição associada a algumas doenças, entre elas as insuficiências renal, cardíaca e hepática, certos tipos de câncer, algumas pancreatites, e infecções, como a esquistossomose e a tuberculose.

O que é uma cirurgia Citorredutora?

Como funciona a cirurgia citorredutora Essa intervenção cirúrgica busca remover os focos de células tumorais espalhados sobre a cavidade abdominal, reduzindo a quantidade de tumores visíveis.

Como é a cirurgia de peritônio?

Com a ajuda de uma máquina de circulação extra corpórea, é liberado um fluido aquecido em torno de 40 a 42,5°C juntamente com a quimioterapia escolhida pelo oncologista. Esse composto circula pela cavidade abdominal por um período entre 90 a 120 minutos, depois é retirado do local e a parede abdominal é fechada.

O que são implantes Peritoneais?

Resumo: O pseudomixoma peritoneal é um tumor incomum, de curso indolente, que se caracteriza pela presença de ascite mucinosa ou implantes na cavidade peritoneal. Origina-se geralmente de lesões no apêndice ou no ovário.

Qual a função do omento?

“A função primária do omento é a acumulação de gordura e o metabolismo. A função secundária é a regulação da imunidade na cavidade peritoneal”, explica-nos Troy D. Randall, um dos dois autores do estudo.

Quais são os mesos?

Os mesos existentes são o mesentério, para o jejuno e o íleo, o mesocolo transverso, para o colo transverso e o mesossigmóide, para o colo sigmóide.