Depois de muita luta, que contou com a intervenção das autoridades coloniais, finalmente em 1711 o fato se consumou: Recife foi equiparada a Olinda. Assim terminou a Guerra dos Mascates. Com a vitória dos comerciantes, essa guerra apenas reafirmava o predomínio do capital mercantil (comércio) sobre a produção colonial.
Por outro lado, este conflito teve como consequência a emancipação política de Recife, que também é elevada à categoria de capital de Pernambuco, demonstrando explicitamente o favorecimento da Coroa aos comerciantes portugueses na colônia.
As principais causas da Guerra dos Mascates foram: - Disputa entre Olinda e Recife pelo controle do poder político em Pernambuco. - Crise econômica na cidade de Olinda. - Favorecimento da coroa portuguesa aos comerciantes de Recife. - Forte sentimento antilusitano, principalmente entre a aristocracia rural de Olinda.
Os senhores de engenhos consideravam-se a aristocracia da terra, os heróis da restauração pernambucana, e tinham grande desprezo pelos comerciantes. Esses eram chamados de mascates, comparados aos mercadores ambulantes que vendiam objetos sem grande valor.
Mascates foi o nome dado no Brasil aos mercadores ambulantes e vendedores de "porta a porta", também chamados de “turcos da prestação”.
A Guerra de Canudos foi um confronto entre os moradores da cidade de Canudos e o Exército Brasileiro, no qual mais de 25 mil pessoas foram mortas. A cidade era um vilarejo na Bahia, liderado por Antônio Conselheiro, um líder religioso, e ali moravam seus seguidores.
As novas funções dos comerciantes portugueses foram determinantes para a eclosão da Guerra dos Mascates pelo fato de que seu modelo comercial os beneficiava diretamente, porém acabava por prejudicar os senhores de engenho, o que gerou um conflito entre as duas classes em questão.
Significado de Mascate substantivo masculino Aquele que percorre ruas vendendo tecidos, joias, quinquilharias etc.; essas mercadorias ou produtos. Quem oferece produtos em domicílio.
Significado de Bufarinheiro substantivo masculino Vendedor ambulante de bugigangas.
Mascataria
Significado de Ambulante Aquilo que não permanece por muito tempo num só lugar: vendedor ambulante. adjetivo Itinerante; que vive mudando, se locomovendo ou migrando de um lugar para outro; sem lugar fixo. Etimologia (origem da palavra ambulante). Do latim ambulans.
1. Que ou aquele que vende. Pessoa que se dedica ao comércio de rua, sem localização fixa (ex.: vendedor ambulante de cachecóis).
A metamorfose acontece em alguns animais e é um processo de transformação do seu corpo e do seu modo de vida. Os animais que sofrem metamorfose são moluscos, anfíbios, algumas espécies de peixes e insetos. As fêmeas dos animais que sofrem metamorfose põem seus ovos em lugares que julgam seguros.
Calvo. Que não tem vegetação. Etimologia (origem da palavra escalvado).
1. Meter debaixo da água. 2. Afundar, engolir, tragar.