Pergunta 1: Como são classificados pela NR-20 os líquidos quando aquecidos? Resposta: Os líquidos que possuem ponto de fulgor superior a 60º C, quando armazenados e transferidos a temperaturas iguais ou superiores ao seu ponto de fulgor, se equiparam aos líquidos inflamáveis quanto às exigências da NR-20.
As instalações de armazenamento de combustíveis são classificadas pela NR20 em: Classe I, Classe II e Classe III. Conhecer essa classificação é muito importante porque, a partir dela, serão definidos aspectos de segurança ocupacional como as instalações em si e a capacitação dos trabalhadores do estabelecimento.
A NR 20 é aplicável a todas atividades que envolvem extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis, nas etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção, inspeção e desativação da instalação.
Dentro da classe dos inflamáveis, há uma subdivisão que consiste em líquidos inflamáveis com ponto de fulgor abaixo de 37,7ºC, que são classificados como líquido combustível de Classe I. Quando o ponto de fulgor for superior a 37,7ºC, ele se classifica como líquido combustível da Classe II.
classe II
Densidade relativa: 0,820 – 0,865 a 20ºC (Método NBR-7148) 0,820-0,865 a 20 ºC (Método NBR-7148) Solubilidade(s): Insolúvel em água. Solúvel em solventes orgânicos. Insolúvel em água. Solúvel em solventes orgânicos.
Óleo diesel é um combustível de aspecto oleoso (como o nome sugere) obtido a partir da destilação fracionada (refino) do petróleo. Sua composição é considerada complexa porque possui substâncias como hidrocarbonetos (em maior quantidade) e compostos orgânicos com nitrogênio, oxigênio e enxofre.
O ponto de fulgor representa a temperatura que o óleo deve atingir para que uma chama, passada sobre a sua superfície, incendeie os vapores formados; a labareda formada extingue-se imediatamente, uma vez que a temperatura do óleo ainda é insuficiente para produzir vapores em quantidades suficientes para sustentar a ...
20.
Ponto de Fulgor (Flash Point) —É a menor temperatura na qual uma substância libera vapores em quantidades suficientes para que a mistura de vapor e ar logo acima de sua superfície propague uma chama, a partir do contato com uma fonte de ignição.
Pelo seu baixo ponto de fulgor, o álcool é considerado uma substância inflamável, que são aquelas com ponto de fulgor menor que 70°C.
À medida que o líquido se aquece, libera mais vapores, enriquecendo a mistura combustível/ar sobre o copo. A certa temperatura, um estalo dará início a uma ignição instável dos vapores; essa temperatura é chamada ponto de fulgor.