EQST

Como Se Resolve Uma Dzima Peridica Composta?

Como se resolve uma dzima peridica composta? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Como se resolve uma dízima periódica composta?

Se a dízima for composta, o numerador será encontrado fazendo a subtração do número formado pelos algarismos da parte inteira, os algarismos que não se repetem e o período (sem a vírgula) e o número formado pela parte inteira e a que não se repete, também sem a vírgula.

Como achar a fração geratriz de uma dízima composta?

Aqui, vamos dar dicas de como achar as frações geratrizes de dízimas periódicas simples e compostas, de uma forma bem prática. Coloca-se o período no numerador da fração e, para cada algarismo dele, coloca-se um algarismo 9 no denominador. Nesse caso, temos uma dízima simples e a parte inteira diferente de zero.

O que é uma dízima periódica composta?

Uma dízima periódica composta possui parte inteira (que vem antes da vírgula), parte não periódica e período, que vem depois da vírgula. O que diferencia uma dízima periódica simples de uma composta é que, na simples, só há o período depois da vírgula; na composta, existe uma parte que não se repete depois da vírgula.

Qual a dízima periódica de 1-6?

Explicação passo-a-passo: Dízima periódica é um número com vírgula, que tem um padrão que se repete infinitamente, como 1,66666... Esse tipo de dízima também pode ser representada com uma linha sobre o número que se repete. 1/6 é uma fração. Fração quer dizer divisão, portanto, nesse caso, 1 dividido por 6.

Como calcular frações Geratrizes?

Para encontrar a fração geratriz de uma dízima periódica, podemos também utilizar um método prático. Quando a dízima for simples, o numerador será igual a parte inteira com o período menos a parte inteira, e no denominador, a quantidades de "noves" igual ao número de algarismo do período.