Como se compra ouro? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Existem duas formas de comprar ouro: através da BM&FBovespa ou no mercado de balcão. Na bolsa, o investidor precisa ter uma conta em uma corretora de valores e os contratos são negociados em lotes-padrão de 250 gramas de ouro. No mercado balcão, por outro lado, o cliente pode investir em barras de 1g até 1kg.
Quem compra ouro faz o quê?
Para muita gente, um importante atrativo do contrato de ouro é que ele não é só um papel: representa uma “barrinha” de metal de verdade. O investidor que compra um contrato de 250g de ouro na BM&FBovespa pode retirar seu ouro e guardá-lo em casa, se quiser, ou deixá-lo guardado em um banco.
Como comprar ouro no Brasil?
Um dos meios mais antigos utilizados para investir em ouro é a compra do metal físico no mercado de balcão (fora do sistema da Bolsa), em empresas autorizadas pelo Banco Central chamadas de Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários (DTVM). Entre as mais conhecidas no ramo estão Ourominas, Parmetal e Carol DTVM.