Assim sendo, uma companhia é considerada “solvente” quando apresenta segurança ao pagar todas as suas contas e de quebra permanecer com certa reserva de patrimônio considerável, o que acaba gerando um bom cenário de lucro e também assegura sua sobrevivência por um bom tempo.
O índice de Solvência Geral expressa o grau de garantia que a empresa dispõe em Ativos (totais), para pagamento do total de suas dívidas. Envolve além dos recursos líquidos, também os permanentes.
Os indicadores de estrutura são obtidos relacionando-se os valores do capital (próprio e de terceiros) em relação ao montante de recursos aplicados (Ativo). ... Para fins de análise e tomada de decisões sobre estruturas de capital, são considerados somente os fundos permanentes e de longo prazo.
É possível encontrar a Estrutura de Capital de uma empresa em seu balanço patrimonial, com a somatória do passivo não circulante e do capital social. A Estrutura de Capital pode apresentar variações que dependem dos atributos da organização como lucratividade, tamanho, entre outros.
De posse desses três componentes é fácil calcular o CMPC – pelo resultado da média entre o custo de capital próprio e o custo de capital de terceiros ponderada pela estrutura de capital: em que informa montante de recursos próprios investidos do projeto/empresa, e informa o montante de recursos de terceiros investidos.
O “efeito tesoura” ocorre quando a empresa financia a maior parte da NCG através de créditos de curto prazo. Nesse caso, o Saldo de Tesouraria (T) se apresenta negativo e crescendo, em valor absoluto, proporcionalmente mais do que a NCG.
Os ativos são os imóveis, mercadorias, equipamentos, dinheiro em caixa e valores a receber, entre outros direitos e bens que a empresa possui. Os passivos são as dívidas e contas por vencer, que representam as obrigações financeiras que a empresa precisa cumprir.
O Gestor Financeiro é responsável planejamento das finanças da organização, além da gestão da equipe e dos recursos da área financeira. É também responsável por prestar contas à diretoria acerca de valores, faturamento, ativos, e também peça chave na tomada de decisões.