Os poríferos não tem sistema nervoso. ... Os cnidários há um sistema nervoso rudimentar,composto por células que se interligam,formando uma rede nervosa localizada logo abaixo da epiderme. Por esse motivo o sistema nervoso dos cnidários é chamado difuso ou reticular.
Equinodermos têm um sistema nervoso radial simples que consiste em uma rede nervosa modificada (neurônios interconectados sem nenhum órgão central) e anéis nervosos compostos por nervos radiais em volta da boca se estendendo por cada braço.
O sistema nervoso dos artrópodes é do tipo ganglionar, apresentando uma dupla cadeia ventral de gânglios, e órgãos dos sentidos muito especializados situados na cabeça (olhos, órgãos auditivos e antenas). Essa maior concentração na cabeça das estruturas nervosas é conhecida como cefalização.
Como os equinodermos se revestem e se protegem? ... A parte interna dos equinodermos, onde estão seu esqueleto e seu sistema aquífero são revestidos pela epiderme, assim como os humanos. Como proteção, esses animais têm espinhos e alguns deles têm pinças pequenas. Outros têm até veneno.
A estrela-do-mar se movimenta usando centenas de patinhas tubulares situadas em sua parte inferior. Essas patas parecem pequenas pernas, e cada uma tem uma ventosa na ponta. As ventosas permitem ao animal se arrastar e aderir a superfícies íngremes.
Os sistemas vitais desses animais são simples e eficientes. O sistema digestório contém apenas boca, estômago, intestinos e ânus. Mas o estômago só esta presente no corpo dos equinodermos carnívoros, possuindo glândulas que produzem substâncias digestivas. ... Essa é, portanto, uma digestão extracorpórea.
Locomovem-se por uso simultâneo dos espinhos e pés ambulacrários. Vivem permanentemente presos ao fundo oceânico ou se movem lentamente sobre o substrato. Vivem em rochas, no lodo e no fundo do mar. Alimentam-se de plantas marinhas, matéria animal morta e pequenos organismos.
ELES SE LOCOMOVEM ANDANDO, CORRENDO, SALTANDO, RASTEJANDO OU VOANDO. OS ANIMAIS QUE VIVEM NAS ÁGUAS DOS RIOS, LAGOS E MARES SÃO CHAMADOS DE AQUÁTICOS. ELES SE LOCOMOVEM PRINCIPALMENTE NADANDO. ALGUNS VIVEM PARTE DA SUA VIDA EM AMBIENTE AQUÁTICO E PARTE EM AMBIENTES TERRESTRES.
Ouriço do mar é um animal cheio de espinhos que é classificado como pertencente ao grupo dos equinodermos. Esses animais são lentos e movem-se sobre o substrato com ajuda de seus espinhos e dos pés ambulacrários. De acordo com sua locomoção, podemos classificar o ouriço como: a) zootoplancton.
Echinodermata
lontras
Os equinodermos são animais exclusivamente marinhos. A palavra Echinodermata foi empregada para este grupo de animais por apresentarem uma característica marcante: a presença de espinhos na pele.
Estrela-do-mar é um animal invertebrado do filo dos Equinodermos, que se caracterizam pelo esqueleto calcário sob a pele. Em geral têm forma pentagonal e os braços podem ser mais ou menos grossos e longos.
Os seus principais predadores são peixes, gaivotas, caranguejos, tritões, lontras-marinhas e outras estrelas-do-mar.
Como já se espera, as estrelas do mar vivem no mar. Até porque elas são bem sensíveis à luz e ao toque, a mudanças de temperatura e também a diferentes correntes marinhas. ... Pois, elas podem viver no fundo do mar, e podendo estar até mais de 6000 metros de profundidade.
Os equinodermos são um grupo de animais que vivem no ambiente marinho e apresentam um esqueleto interno (endoesqueleto) formado por placas calcárias, o qual porta, comumente, espinhos ou tubérculos salientes.
Mãos humanas: As estrelas do mar são super fortes, muita gente não sabe, mas elas são super predadoras, se alimentam de peixes, crustáceos, moluscos e outras espécies marinhas, ela é tão forte, que pode até abrir conchas e ostras.