Características geográficas da Grécia, área, relevo, clima, recursos naturais, mapa, problemas ambientais. Fronteiras com os seguintes países: Albânia, Macedônia, Bulgária e Turquia. Relevo: montanhoso em quase todo território com presença de planícies entre as montanhas. Litoral recortado e presença de muitas ilhas.
Situado entre a Europa e a Ásia, o mar Egeu está localizado entre a Grécia (oeste) e a Turquia (leste), separando duas penínsulas: península helênica (Grécia) e a península da Anatólia (Turquia).
O arquipélago conta com mais de duas mil porções de terra, sendo que apenas 25 ilhas são habitadas. Banhado pelo Mar Egeu, o arquipélago das Ilhas Cíclades está localizado na região sul da Grécia, entre Atenas e a grande ilha de Creta. Santorini está distante apenas 300 km da capital Atenas e 115 km da ilha de Mykonos.
"Existem apenas três oceanos no mundo: Pacífico, Atlântico e Índico. Os oceanos Glacial Ártico e Glacial Antártico, na verdade, são mares, pois são rasos e não muito extensos. Eram chamados de oceanos antigamente, tanto é que livros mais antigos ainda trazem essa informação que não é correta", ressalta Vininha F.
Os oceanos são grandes extensões de água salgada que ocupam as depressões da superfície terrestre. A ciência que se ocupa do estudo dos oceanos e suas características é a oceanografia.
Mares são massas de água menor em extensão se comparados aos oceanos. São delimitados pelos continentes, portanto, constituem um corpo de água obstruído por uma porção de terra. ... Mar é massa de água salgada que corresponde a uma extensão do oceano.
Dentre das atividades econômicas realizadas no oceano, podemos destacar a pesca, criação de ostras e outros organismos marinhos (maricultura), produção de sal, transporte de passageiros e cargas, extração de petróleo e gás, além das atividades portuárias.
Do fundo do mar são extraídos minerais, como o magnésio que é utilizado em ligas metálicas, especialmente com o alumínio. O bromo é utilizado na indústria alimentar, farmacêutica e fotográfica. O sal de cozinha (cloreto de sódio) é o mineral mais importante obtido directamente a partir da água do mar.
A origem dos oceanos está intimamente ligada à formação da atmosfera e ao resfriamento do planeta e formação da litosfera. É da atmosfera que veio pelo menos 50% da água que preenche as bacias oceânicas (acredita-se que outros 50% têm origem em meteoritos).
Vida humana – O oceano e a humanidade estão fortemente interligados, pois dos oceanos obtemos alimento, medicamentos e recursos vivos e não vivos. Os oceanos criam empregos, produz economia para o país, e desempenha um importante papel na segurança nacional.
Dentre das atividades econômicas realizadas no oceano, podemos destacar a pesca, criação de ostras e outros organismos marinhos (maricultura), produção de sal, transporte de passageiros e cargas, extração de petróleo e gás, além das atividades portuárias.
As águas oceânicas, movidas pelas marés, transportam os sedimentos que se depositam ao longo da costa, contribuindo para a acumulação de materiais marinhos, criando assim outras formas de relevo como praias de areia, restingas, manguezais e ilhas.
Mares fechados: são aqueles que se encontram nos interiores dos continentes, desse modo, não apresentam uma ligação de maneira direta com os oceanos, como, por exemplo, o mar de Aral e o mar Cáspio. Mares abertos: estão diretamente ligados aos oceanos que se encontram nas proximidades.
Os oceanos cobrem mais de 70% da superfície da Terra e contêm 97% de toda a água do planeta. Eles influenciam o clima e as condições meteorológicas, estabilizam a temperatura, moldam a química terrestre e providenciam um lar para a maior diversidade de espécies do planeta.