Para Heraclito, o movimento e a mudança eram as únicas realidade; para Parménides, o movimento era impossível e toda a realidade consistia numa substância única, imóvel e imutável. Chegou a esta extraordinária conclusão através de uma sequência de pensamentos não menos extraordinária.
O mobilismo de Heráclito se dá por meio da realidade, em que tudo que existe na vida é passageiro. Já Parmênides afirma que a realidade em que vivemos não muda, mantendo-se em um uma constante inércia. Para você entender melhor citarei um exemplo.
Confira abaixo algumas frases famosas que traduzem o pensamento de Parmênides:
Por que o ser de Parmênides é único? ... O ser está em repouso porque ele é sempre o mesmo, uma vez que não tem começo nem fim e por ser igual a si próprio em seus limites extremos (determinados pela necessidade, pois o "que é" precisa ser limitado). Assim o ser permanece uniforme e inalterável dentro de seus lianes.
A diferença entre os dois pensadores, contudo, era que para Parmênides o ser era "redondo", não mudava, era estável, enquanto que para Heráclito o ser era como um rio, sempre mudava, de modo que existir seria estar em constante mudança.
Segundo o princípio da não contradição uma proposição não pode ser verdadeira e falsa ao mesmo tempo. A lei da não contradição, assim como seu complemento, a lei do terceiro excluído (a terceira das três leis do pensamento), são correlatas à lei da identidade (primeira das três leis).
O Principio da Não Contradição é a segunda das Três Leis Clássicas do Pensamento, em sua formulação mais simples, determina que duas afirmações contraditórias não podem ser verdadeiras ao mesmo tempo sob o mesmo aspecto. Sob o mesmo tempo e aspecto, tais afirmações serão mutuamente excludentes.
A Lógica Formal, lógica clássica de Aristóteles, é uma forma de pensar, de conhecer, de organizar o raciocínio sem considerar o conteúdo. ... Para um raciocínio ser lógico é necessário atender a três princípios: princípio da identidade, princípio do terceiro excluído e o princípio da não contradição.
Os princípios lógicos são fundamentalmente dois: princípio de identidade e princípio de razão suficiente. ... O princípio do terceiro excluído resulta da expressão disjuntiva do princípio de identidade e enuncia-se: uma coisa é ou não é - entre o ser e o não ser não há meio termo. A é A ou não é A.