Na verdade, as baleias não ejetam um esguicho de água como parece. ... Essa é uma característica de todos os cetáceos (golfinhos e botos, além das baleias). Ao contrário dos peixes, eles respiram através de pulmões e, por isso, precisam subir à superfície para fazer a troca gasosa.
Boa parte das espécies de golfinhos consegue ficar debaixo d'água de oito a dez minutos, com algumas espécies tendo a capacidade de permanecer submersa segurando a respiração por 15 minutos.
Uma segunda mangueira liga o cilindro ao regulador, uma peça que o mergulhador coloca na boca para conseguir respirar debaixo d'água. ... Quando o mergulhador expira, isto é, solta o ar, o regulador automaticamente direciona este ar já respirado para a água, onde ele sai em forma de bolhas que vão para a superfície.
Debaixo d'água a comunicação depende de um pouco de prática. É preciso falar lentamente, coordenando os ciclos de respiração e fala. Para facilitar a compreensão, é melhor utilizar um vocabulário simples e padronizado.
No mergulho com cilindro, os mergulhadores carregam sua própria fonte de gás respiratório, geralmente ar comprimido. Assim, a pessoa é capaz de se manter por mais tempo submersa, se comparado às técnicas do mergulho de apneia e/ou snorkeling.
Para mergulhar com o snorkel, você só precisa utilizar uma máscara que permita a visibilidade embaixo d'água e manter o snorkel na boca para respirar normalmente. Caso você mergulhe demais e entre água no tubo, não tem problema!
Dicas
Até hoje, apenas um mergulhador conseguiu ultrapassar a marca dos 20 minutos. Em 2012 o dinamarquês Stig Severinsen, de 42 anos, entrou para o Guinness Book após ficar 22 minutos debaixo d'água durante competição na China.