Como o bacilo destrói a estrutura alveolar, formam-se cavernas no tecido pulmonar e vasos sanguíneos podem romper-se. Por isso, na tuberculose pulmonar, é frequente a presença de tosse com eliminação de catarro, muco e sangue. Além dos pulmões, a doença pode acometer órgãos como rins, ossos, meninges etc.
Já para ajudar no combate ao bacilo da tuberculose, pode ser interessante tomar o chá de equinácea ou astrágalo para melhorar as defesas do organismo e facilitar a cura da tuberculose. Como fazer o chá: colocar 1 colher (de sopa) de uma das plantas citadas em 500 ml de água fervente e deixar repousar por 5 minutos.
O tratamento da tuberculose dura no mínimo seis meses, é gratuito e está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), devendo ser realizado, preferencialmente, em regime de Tratamento Diretamente Observado (TDO).
O esquema básico será composto, nos dois primeiros meses, pelo Coxcip 4 (comprimido contendo em dose fixa combinada rifampicina, isoniazida, pirazinamida e etambutol); e nos quatro últimos meses pela rifampicina e isoniazida (cápsula contendo 300 mg de rifampicina e 200 mg de isoniazida), esquema já utilizado na rede ...
Bebidas sem álcool pode sim ! Sem problemas! Liberado! A cerveja contém uma substância análoga ao glúten que faz mal à sua saúde.
Olá, Algumas das medicacoes usadas no controle da tuberculose afetam o fígado e podem nao interagir bem com álcool por isso, apenas seu médico pode te liberar para consumir alcool.
Sabe-se que o bacilo pode permanecer no ambiente por um período de até oito horas, ainda mais quando o domicílio não é ventilado e arejado. Além do tratamento oferecido pelo Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria, a ENSP conta com o Observatório Tuberculose Brasil.