Potenciais Evocados Auditivos Para realizar este teste, os eletrodos são conectados à cabeça da criança e dois fones de ouvido que emitem sons (“cliques”) são colocados nos ouvidos. O teste deve ser realizado com o paciente em repouso ou enquanto o bebê estiver dormindo, que é comum em um recém-nascido.
As doenças que integraram o PNTN naquele momento foram: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, doença falciforme e outras hemoglobinopatias e fibrose cística.
Algumas doenças detectadas pelo teste do pezinho
Quando o teste do pezinho vier alterado para Fibrose Cìstica, é necessário realizar também o Teste do Suor, para confirmar ou descartar o diagnóstico. O Teste do Suor é considerado o exame padrão ouro para o diagnóstico da Fibrose Cística.
O resultado pode demorar até 30 dias, mas geralmente, fica disponível em uma semana. Confira no hospital se a retirada do exame deve ser feita presencialmente ou pela internet. Caso haja alguma alteração, uma nova coleta deverá ser solicitada para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento.
O exame é feito apenas uma vez após o nascimento da criança. Caso seja detectada alguma alteração, o Teste do Pezinho deve ser repetido conforme orientação do hospital ou da equipe médica.
O teste do pezinho ampliado permite detectar 30 doenças.
O “Teste do Olhinho” pode detectar qualquer alteração que cause obstrução no eixo visual, como catarata, glaucoma congênito e outros problemas – cuja identificação precoce pode possibilitar o tratamento no tempo certo e o desenvolvimento normal da visão.
Teste do olhinho deve ser feito em crianças até um ano de idade. Problemas oculares na infância são muito comuns. De acordo com a Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica, cerca de 60% das causas de cegueira ou de grave sequela visual infantil podem ser prevenidos ou tratáveis quando detectadas precocemente.
Não estranhe se, ainda na maternidade, o pediatra apagar as luzes, pegar uma lanterninha e apontá-la para o olho do recém-nascido. Esse é o teste de olhinho, um exame que, por mais simples que pareça, ajuda a diagnosticar diferentes problemas oftalmológicos, de catarata a câncer.
O teste do olhinho pode ser feito por um pediatra ou por um oftalmologista e é fundamental para o diagnóstico de algumas doenças oculares, inclusive câncer (retinoblastoma).