Comece pintando a superfície do papelão com guache branco. Duas camadas são suficientes, mas, se achar necessário aplique uma terceira camada: Em seguida, pinte a sua amarelinha com as cores desejadas. Aqui foi usado o amarelo para a maior parte da superfície, o marrom para a terra e o azul para o céu.
Amarelinha é uma brincadeira que tem nomes diferentes conforme a região do país: no Sul, é chamada de sapata; no Nordeste, é conhecida como academia ou cademia; no Norte, é chamada de macaca; no Sudeste, pode ser também usado o nome de maré.
Regras
O pega-pega, pique-pega ou apanhada, também chamada apilhagem na Região Autónoma da Madeira, é uma brincadeira infantil muito conhecida.
Região Nordeste Os participantes ficam passando a bola de um para o outro com os pés ou com as mãos enquanto uma criança fica como “gulu” ou “bobinho”, tentando capturar a bola. Quando ela conseguir, deixa de ser o “gulu” e troca de lugar com o último participante que tocou na bola.
Aqui tem todas as brincadeiras, em ordem alfabética!
Veja 10 brincadeiras antigas para ensinar a seus filhos
10 brincadeiras antigas que ajudam no desenvolvimento da criança
Brincadeiras populares transmitidas de geração em geração As brincadeiras folclóricas, também conhecidas como brincadeiras de rua ou tradicionais, são jogos que nasceram da cultura popular. Elas fazem parte dos hábitos e costumes populares e são passadas de geração em geração ao longo do tempo.
Os jogos ou brincadeiras populares fazem parte da cultura e são criados pelas pessoas ao longo do tempo passando de geração para geração. Nestes jogos, não existem regras fixas, elas podem ser criadas pelo grupo que está brincando e modificadas sempre que necessário. ... Os jogos populares fazem parte da cultura.
Os jogos tradicionais são muito antigos, praticados desde há séculos e são transmitidos oralmente de geração em geração. Pode dizer-se que os jogos tradicionais são criados pelos seus praticantes a partir do reportório dos mais velhos e adaptados às características do local.