PROCEDIMENTOS:
Resumidamente, para emitir NFe são essenciais as seguintes procedimentos:
No geral, para emitir a Nota Fiscal Avulsa é preciso fazer um cadastro no site da Sefaz, aguardar uma autorização e aí começar a emitir as notas.
Para conseguir a segunda via da Nota Fiscal o consumidor (pessoa física) precisa entrar em contato com a empresa responsável pela emissão desse documento. Porém, quando se trata de uma relação com fornecedores (pessoa jurídica), é possível melhorar esse processo de emissão de segunda via de Nota Fiscal.
A Secretaria da Fazenda possui um serviço chamado WebService de Distribuição. Por meio dele, você consegue encontrar notas fiscais emitidas nos últimos 3 meses sem precisar de uma Chave de Acesso. Para realizar a busca da NF desejada, basta ter em mãos o número de CNPJ e o certificado digital da empresa.
Os comprovantes bancários são impressos em papel termossensível, isso significa que é preciso tomar alguns cuidados para as informações não se apagarem. Além de não expor o comprovante à luz e ao calor, evite o contato com plásticos, solventes, água e produtos químicos.
Veja como é simples: Ir na Aba Empresa > Contas & Extratos > Selecionar a conta bancária que deseja excluir o lançamento de Recebimento/Pagamento > Selecionar o Período (Canto superior direito) > Localizar o lançamento > Pressionar o X (Excluir lançamento ao final da linha lançada).
O documento deve passar pela autorização do FISCO e por uma validação com assinatura digital do contribuinte (estabelecimento). Além disso, para emiti-lo, é necessário passar pelo Emissor de Cupom Fiscal (ECF), que é homologado junto à SEFAZ (Secretaria da Fazenda) do estado de atuação.
O cupom fiscal deve ser fornecido para o cliente em todas as vendas, por empresas que possuem uma receita bruta anual superior a R$ – essa regra pode variar de acordo com o estado.
Quais são os sistemas gratuitos de emissão de nota fiscal?
Como fazer sua própria nota fiscal de um modelo de vendas
Acesse FINANCEIRO> FATURAMENTO> NOTA FISCAL. Encontre a nota que deseja editar na lista que será exibida, ou utilize os Filtros Avançados para localizá-la rapidamente. Clique em EDITAR para abrir a nota.
Como editar uma Nota de Consumidor (NFCe)? Se uma Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica precisa de edições antes de emitir ou é rejeitada durante o processo de emissão, acesse o menu Vendas > NFC-e e clique sobre a nota que se deseja editar.
A Nota Fiscal do Consumidor, ou simplesmente NFC-e é emitida para o consumidor final, visa a substituição da nota fiscal de venda do consumidor modelo 2 e do cupom fiscal emitido por ECF.
O cupom fiscal é o documento que formaliza uma operação de compra e venda entre uma empresa e o consumidor final. Assim, é a forma mais transparente de comprovar os valores e produtos de uma transação, tanto por parte da empresa quanto do cliente.