Como era Bento Santiago? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Bento era filho de D. Glória, uma mulher bondosa. Vivia em sua casa em Matacavalos junto com seu tio Cosme, que havia enviuvado, sua prima Justina também viúva e um agregado, José Dias. Seu pai já havia morrido.
O que aproxima Capitu de José Dias?
Capitu é, muitas vezes, encarada como uma mulher manipuladora e perigosa, acusação que surge logo no começo da trama, pela voz de José Dias, que diz que a menina tem "olhos de cigana oblíqua e dissimulada”.
Quantos anos tinha Capitu e Bentinho?
Assim, com o objetivo de “atar as duas pontas da vida, e restaurar na velhice a adolescência”, Bentinho, o narrador, conta a sua história. Volta aos seus quinze anos, quando é vizinho de Capitu, uma menina de catorze anos. Ao perceber a proximidade entre os adolescentes, José Dias, um agregado da família, sugere a D.
Qual a principal ideia do livro Dom Casmurro?
O tema central de Dom Casmurro é o ciúme e a tragédia conjugal de Bentinho. A começar pela citação dos imperadores César, Augusto, Nero e Massinissa, que mataram suas esposas acusadas de adultério, até a citação shakespeariana do mouro Otelo que matou sua mulher pelo mesmo motivo.
Como era Escobar Dom Casmurro?
Escobar: amigo de Bentinho, seminarista, “era um rapaz esbelto, olhos claros, um pouco fugitivos, como as mãos,… ... Melhor amigo de Bentinho. Gostava de matemática e do comércio. Quando saiu do seminário, conseguiu dinheiro emprestado de D.
Onde Dom Casmurro nasceu?
A ação se passa aproximadamente entre 1857 e 1875, embora o livro tenha sido escrito na década de 1890. Na infância e adolescência, Bento de Albuquerque Santiago morava na rua de Matacavalos (Rio de Janeiro), com sua mãe viúva dona Glória, a prima Justina, o tio Cosme e o agregado José Dias.
Qual é a conclusão do narrador sobre a personalidade de Capitu?
O autor-narrador, e também personagem, nos deixa o maior mistério de um romance brasileiro: a traição de Capitu. ... Machado de Assis consegue envolver o leitor na trama, e inclusive seduzi-lo a gostar da personalidade e da sensualidade de Capitu que até o final nega o fato da traição.
Como é a personalidade de Capitu?
Inteligente, prática, de personalidade forte e marcante (ela era muito mais mulher do que Bentinho, homem), Capitu acaba se tomando a dona do romance: forma, inicialmente, com o narrador, um “duo terníssimo” e, depois, possa a constituir o centro do drama do protagonista masculino, com a entrada em cena de Escobar (“ ...
Quando Bentinho começa a desconfiar de Capitu?
Ele começa a desconfiar do comportamento da mulher no velório do amigo e passa a acreditar que os 2 tiveram um caso. A semelhança de Ezequiel com Escobar reforça a tese de adultério, sempre negada por Capitu, que se separa e acaba se mudando com o filho para a Europa, onde morre.
Por que Bentinho e Capitu dão o nome de Ezaquiel ao filho?
Escobar, por seu lado, casara-se com Sancha, uma antiga amiga de colégio de Capitu. Capitu e Bentinho formam um “duo afinadíssimo”. ... Depois de alguns anos, Capitu finalmente tem um filho, e o casal pode retribuir a homenagem que Escobar e Sancha lhe haviam prestado: o filho é batizado com o nome de Ezequiel.
Qual é a conclusão do livro Dom Casmurro?
Análise de Dom Casmurro Além disso, a obra celebrizou-se pelo fato de não apresentar um desfecho definitivo: o leitor não sabe se, de fato, Capitu veio a trair o marido, ou se o ciúme exagerado de Bentinho (demonstrado em tantos momentos da narrativa) faz com que ele fique obcecado pela ideia que está sendo traído.
Quem é José Dias do livro Dom Casmurro?
Melhor amigo de Bentinho. Gostava de matemática e do comércio. Quando saiu do seminário, conseguiu dinheiro emprestado de D. Glória para começar seu próprio negócio.
Por que a personagem da história foi chamada de Dom Casmurro?
Bento Santiago, já um homem de idade, conta ao leitor como recebeu a alcunha de Dom Casmurro. A expressão fora inventada por um jovem poeta, que tentara ler para ele no trem alguns de seus versos. Como Bento cochilara durante a leitura, o rapaz ficou chateado e começou a chamá-lo daquela forma.
Como era a personagem Capitu?
Capitu: "criatura de 14 anos, alta, forte e cheia, apertada em um vestido de chita, meio desbotado. ... Inteligente, prática, de personalidade forte e marcante (ela era muito mais mulher do que Bentinho, homem), Capitu acabou se tornando a dona do romance, que acontece em duas fases.
Onde Bento conheceu Escobar?
No seminário, Bentinho conhece Ezequiel de Souza Escobar, que se torna seu melhor amigo. Em uma visita a sua família, Bentinho leva Escobar e Capitu o conhece. Enquanto Bentinho estuda para se tornar padre, Capitu estreita relações com dona Glória, que passa a ver com bons olhos a relação do filho com a garota.
Quem criou a obra de Capitu?
CapituMais 10 linhas
Como era a personalidade da personagem Capitu?
Procura-se enfatizar as regras de uma sociedade machista, onde as mulheres deveriam ser apenas esposas submissas e dedicadas; dentre essas mulheres se destaca a personagem Capitu por sua forte personalidade, representando uma mulher inteligente e sedutora, mas que nem com todos esses atributos é capaz de se ...
Quais características são dadas para Capitu?
Os cabelos grossos, feitos em duas tranças, com as pontas atadas uma à outra, à moda do tempo, desciam-lhe pelas costas. Morena, olhos claros e grandes, nariz reto e comprido, tinha a boca fina e o queixo largo.
O que fazia Bentinho desconfiar de Capitu?
Um dos motivos mais fortes que levaram Bentinho a se afastar de Capitu foi o fato de ele achar que seu filho, Ezequiel, fosse, na verdade, filho de seu amigo, Escobar, em virtude de uma semelhança na aparência e nos modos de agir.
Como saber se Capitu traiu Bentinho?
Como o livro é narrado pelo próprio Bentinho, ele só apresenta o seu ponto de vista, sua perspectiva da história. Assim, não existem provas evidentes na história que comprovem a traição de Capitu com Escobar.