A colheita do gengibre pode ocorrer de 7 a 12 meses após o plantio, quando as hastes e folhas começam a ficar amareladas. As plantas podem ser arrancadas com cuidado a mão ou a terra pode ser revirada, por exemplo, com forquilhas, para expor os rizomas, que são então lavados e deixados secar por um ou dois dias.
O plantio deverá ser feito nos meses de outubro a dezembro, em sulcos com profundidade de 15 cm, conforme o tamanho dos rizomas-sementes. Os espaçamentos recomendados são: 1,0 m entre linhas x 0,20 m entre plantas.
Coloque os pedaços de gengibre na terra, com cerca de 5 cm de profundidade. Se optar por plantar numa horta, é fundamental que deixe, entre as plantas, um espaço generoso – isso vai garantir o melhor crescimento do gengibre.
Plantio
Depois de ter plantado o gengibre, cerca de 7 a 12 meses após de ser plantado,pode finalmente ser colhido.
7 à 12 meses
Segure a raiz de gengibre em sua mão e aperte gentilmente. Ele deve estar duro e firme, não murcho, mole ou esponjoso. Se não estiver firme, estragou e deve ser descartado.
6 meses
Prazo de Validade ➙ 1 ano e 6 meses, a partir da data de fabricação.
Gengibre como escolher: Procure o gengibre com uma pele brilhante e sem rugas. A pele do gengibre deve ser fina – nunca grossa e fibrosa. Você deve conseguir facilmente raspa-la com a unha.
Na realidade, o gengibre não é uma raíz. É um rizoma.
Uma ótima dica é congelar o gengibre. Descasque e coloque o gengibre no freezer enrolado em plástico. Quando precisar de um pouco de gengibre, rale o pedaço congelado. Se for usar o gengibre em pedaços, corte-o no tamanho que irá usar antes de congelar.
Aplique o hidratante terrapeutics gengibre diariamente por todo o corpo, massageando com movimentos suaves.
Adicione 250 ml de água, 1 rodela de gengibre e 2 galhos de alecrim em uma panela e leve ao fogo até levantar fervura. Então, acrescente o suco de 1 limão e deixe esfriar. Adicione essa mistura em um borrifador e aplique no couro cabeludo, deixando agir durante 30 minutos.
O gengibre é utilizado também para os cabelos. Ele estimula os folículos capilares, fornecendo proteção e hidratação dos cabelos, acelerando o crescimento e evitando a queda de cabelo. É composto de vitaminas, zinco, fósforo e é excelente para melhorar cabelos secos, quebradiços e também ajuda com o problema de caspa.
Gengibre com limão O limão potencializa o efeito do gengibre, pois também é capaz de acelerar o metabolismo, além de possuir poucas calorias e ter altas concentrações de vitamina C, um poderoso antioxidante, que elimina impurezas, fortalece o sistema imunológico e melhora o funcionamento do intestino.
Instruções da bebida de limão com gengibre Deve fazê-lo logo pela manhã, ainda em jejum. Um copo por dia, logo com o estômago vazio, ajuda a que os benefícios se revelem ainda mais eficazes. Mas também pode beber alguns copos desta bebida, ao longo do dia.
Ele tem inúmeros benefícios e pode ser fundamental numa dieta de redução de peso.
À noite, por exemplo, não se deve beber chá verde, preto ou de gengibre. Apesar de serem conhecidos por acelerar o metabolismo e, assim, ajudarem a queimar mais calorias, ao bebê-los antes de dormir “vai comprometer o descanso e pode provocar insónias”, explica à NiT Tânia Tinoco, nutricionista do Vitória Sport Clube.