Uma regra prática para avaliar a extensão das queimaduras pequenas ou localizadas, é compará-las com a superfície da palma da mão do acidentado, que corresponde, aproximadamente a 1% da superfície corporal. 1% = órgãos genitais. 55%(frente) + 45%(costas) = 100% da área do corpo.
Para superfícies corporais de pouca extensão ou que atinjam apenas partes dos segmentos corporais, utiliza-se para o cálculo da área queimada o tamanho da palma da mão (incluindo os dedos) do paciente, o que é tido como o equivalente a 1% da SCQ.
Quanto à profundidade, as queimaduras podem ser classificadas como: - 1º grau: atingem as camadas superficiais da pele. Apresentam vermelhidão, inchaço e dor local suportável, sem a formação de bolhas; - 2º grau: atingem as camadas mais profundas da pele.
presença de bolhas e a dor é acentuada. da pele (morte do tecido), que se apresenta com cor esbranquiçada ou escura. A dor é ausente, devido à profundidade da queimadura, que lesa todas as terminações nervosas responsáveis pela condução da sensação de dor.
Este tipo de queimadura inclui todos os sintomas de uma queimadura do terceiro grau e também se estende além da pele para tendões e ossos. Queimaduras tem uma variedade de causas, incluindo: Escaldante de líquidos quentes e ebulição. Queimaduras químicas.