Como é feito o tratamento
O tratamento é conservador com o uso de bota imobilizadora rígida sem apoio por aproximadamente 6 semanas. Fraturas da Base dos Metatarsos: Podem ocorrer isoladas ou estar relacionada com luxações do mediopé (ver: Fratura-Luxação de Lisfranc).
Em até duas semanas, o "calo", formado por tecido fibroso e cartilaginoso, consegue unir as extremidades da fratura com a parte intacta do osso.
A retirada de cada gesso é feita em casa pelos pais, algumas horas antes da colocação do próximo. Para isso o gesso é mergulhado em água morna com algumas gotas de vinagre até ficar bem encharcado, sendo a seguir desenrolado a partir das pontas demarcadas. Não é necessário utilizar tesoura.
Tem que deixar de molho no vinagre até o gesso soltar. (Vamos ver quem dá a resposta mais esdrúxula, mas ela tem que acreditar.) assim ô: saia-te gessomo!
É melhor raspar o gesso do teto com um ciclo ou uma espátula com uma alça longa. Com esses dispositivos, você pode remover o revestimento com as duas mãos.
O material pode ser reintegrado à produção por meio dos revestimentos internos (acabamento ou reboco) ou transformado em placas para isolamento acústico e/ou térmico, blocos de alvenaria, o que facilita também a destinação correta desses produtos.
Um pouco de vinagre pode ajudar na limpeza Caso a parede e o gesso estejam com manchas profundas, você pode utilizar um pouco de vinagre diluído em água para removê-las. Nesse caso, é necessário um pano limpo ou uma bucha macia para passar na região afetada.
Se o seu gesso estiver realmente encardido, passe um pano úmido com detergente e um pouquinho de água sanitária (no máximo 1 colher do produto). Isso deve ajudar com a sujeira acumulada. Por fim, passe um pano seco e permita a circulação do ar pela casa para que o teto seque completamente.