A teoria de campo foi formada por Kurt Lewin. Ela é uma teoria derivada da Gestalt. De acordo com essa teoria são as forças do ambiente que levam indivíduos diferentes a reagirem de forma diferente ao mesmo tipo de estimulo. ... O "campo psicológico" é o espaço que contém a pessoa e seu "ambiente psicológico".
O Fundo é a dimensão menos definida do contexto visual de onde se projeta, se firma ou se apoia uma dada forma ou figura. ARTES VISUAIS – Dinâmicas visuais: o fundo e a figura.
O mapa de figura e fundo mostra a diferença de adensamento entre a área de ocupação ho- rizontal e a área de ocupação vertical, demonstrando que, em planta, as áreas de ocupação vertical apresentam uma densidade menor.
A mensagem do princípio da proximidade nas obrigações internacionais é de que, para cada situação há um sistema legal que é o mais próximo. uma lei que é boa e justa para dirimir o conflito entra as partes.
O Mapa Nolli fez história quando foi criado em 1748, em grande parte por causa de seu foco em espaços públicos. Com ele, Giambattista Nolli destacou o fato de que os lugares públicos não existem exclusivamente na forma de ruas e parques, mas também em espaços fechados.
A análise de cheios e vazios nos possibilita identificar que a área onde o terreno encontra-se apresenta pouco adensamento possuindo várias áreas vazias. Mesmo assim é possível frisar que há várias novas construções sendo executadas e que a área está em constante crescimento.
O mapa de gabaritos traz ao observador como se comportar diante de um maior ou menor aprisionamento, de uma rua mais estreita ou mais larga, e principalmente, de categorizá-la como apropriativa.
Mapa de uso e ocupação do solo: entenda sua finalidade de forma simplificada. ... O objetivo do mapa de uso é identificar, de maneira ideal, os locais de cultivo. A fim de, minimizar os custos internos e externos de remessas e energia para alimentar o processo.
§ 4o - O uso institucional deverá concentrar atividades de educação, pesquisa e saúde e locais de reunião que desenvolvam atividades de cultura, religião, recreação e lazer.
A Gestalt salienta a importância da percepção no processo de aprendizagem. A aprendizagem é explicada como um insight, uma revelação, que pode ser entendido como uma organização súbita do campo perceptivo a fim de configurar uma totalidade. O insight ocorre quando se percebe a relação entre o estímulo e o campo.
Max Wertheimer
Do alemão, Prägnanz significa “boa figura”. Essencialmente, essa lei afirma que todos os objetos e figuras são vistos da forma que enxergamos porque foram confeccionados de forma harmoniosa. ... Por isso, se uma figura gráfica é boa, certamente foi cumprida a lei de Pragnanz.
Um dos maiores objetivos da Psicanálise é criar um vínculo entre terapeuta e paciente, a fim de compreender os processos reprimidos pelo subconsciente, que geram sintomas como a angústia ou a ansiedade. Todo esse acompanhamento é realizado por meio da interpretação das ações e pensamentos do indivíduo.
Para Freud, o desejo é um movimento em direção à marca psíquica deixada pela vivência de satisfação primeira que acalmou uma necessidade, como a fome, no bebê. Através dessa inscrição mnêmica poderá então a criança reeditar a satisfação de forma alucinatória, nessa pouco duradoura autonomia que a alucinação fornece.
A psicanálise é um método de tratamento de transtornos mentais, moldado pela teoria psicanalítica. Fundada por Sigmund Freud (1856-1939), enfatiza processos mentais inconscientes e é algumas vezes descrita como a “psicologia profunda”.
Assim, que fique bem claro: sujeito histórico ou psicológico é pessoa, gente como eu e você, que sofre diversas influências, mas que tem algo que faz de mim e de você, se não outra coisa, apenas eu e você genuinamente.
O homem se constitui como ser biológico, social e cultural, dimensões totalmente interligadas, que se desenvolvem com base nas relações que estabelece com o outro, no meio social concreto em que se insere. ... Assim, concordo com Charlot, quando afirma que todo ser humano é sujeito.
Isso significa dizer que a construção da subjetividade passa, inicialmente, pela ação do outro. Passando pela ação do outro, o ser humano consegue ser autônomo, ou ser sujeito. Assim, o ser humano não nasce sujeito; é feito e faz-se sujeito na relação com o outro.