No Brasil, a contabilidade surge e é dividida em dois estágios particulares, sendo o primeiro Anterior ao ano de 1964. Nasceu em 1908, com as primeiras manifestações contábeis, com a publicação do alvará que obrigava os contadores a explicarem e demonstrarem a escrituração.
Diante deste contexto histórico, em 1808, ocorreu uma das mais importantes manifestações da contabilidade brasileira, que foi a chegada da Família Real ao Brasil, onde de fato se deu início a contabilidade pública no país.
Em 1494, o Frei Luca Pacioli lança o Tratado da Contabilidade por Partidas Dobradas, que o torna pai da Contabilidade, ao explanar a técnica usada na Toscana desde o século XIV. Sua obra dá um peso importante e torna-se um marco no desenvolvimento científico da Contabilidade.
Esses fatos demonstravam as preocupações iniciais com o ensino comercial da área contábil, pois, no ano de 1549 são criados os armazéns alfandegários e para controle destes, Portugal nomeou Gaspar Lamego como o primeiro Contador Geral das terras do Brasil, cuja expressão era utilizada para denominar os profissionais ...
A Contabilidade é tão antiga quanto à história da civilização. ... No início da prática contábil, os profissionais que exercia essa função eram chamados de ''guarda-livros'' pois faziam a escrituração dos livros mercantis, como também preenchia guias e calculavam os impostos.
Entre os anos 1950 e 1960, os contadores e profissionais contábeis no Brasil eram conhecidos como guarda-livros, tendo mais reconhecimento a partir dos anos 1970, quando a expressão tornou-se obsoleta.
Luca Pacioli, até 1840 Segundo Iudícibus, Marion e Faria (2009) o início da era moderna ficou conhecida como “Tratado de Luca Pacioli”, que teve obra publicada em 1494 a “Summa de arithmetica, geometria, proportionalita3” texto que evidência sobre a história da Contabilidade.
1º período: história Antiga ou da Contabilidade Empírica, que vai de cerca de 8.
Primórdios e regulamentação: Por incrível que pareça, já em 1500 com a descoberta do Brasil, o país já iniciava os primeiros passos da história da área de contabilidade. Mas foi somente no século XVIII, no ano de 1770, para ser mais preciso que foi criada a primeira regulamentação da profissão contábil no Brasil.
Mesopotâmia
Obra de Luca Luca foi o difusor da Teoria Contábil do Débito e do Crédito, que corresponde à teoria dos números positivos e negativos. A teoria destacava, inicialmente, os requisitos necessários ao bom comerciante, conceituando as teorias para a realização de inventário e como fazê-lo.
O aparecimento da obra de Frei Lucca Pacioli, contemporâneo de Leonardo da Vinci, que viveu na Toscana, no século XV, marca o início da fase moderna da Contabilidade. ... O método já existia na Itália, principalmente na Toscana, desde o século XIV. O tratado destacava, inicialmente, o necessário ao bom comerciante.
Resposta: Ela vem de contábil, do Latim COMPUTABILIS, “o que se pode contar”, de COMPUTARE, que queria dizer “somar, calcular”, de COM-, “junto”, mais PUTARE, “estimar, imaginar um resultado”.
A Contabilidade é a ciência que estuda, interpreta e registra os fenômenos que afetam o patrimônio de uma entidade.
“Contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, controle e registro relativo aos atos e fatos da administração econômica”. ... Ela auxilia, portanto, no processo de administração das empresas, tendo papel crucial na tomada de decisões.
Segundo a doutrina contábil “a finalidade da contabilidade é registrar, controlar e demonstrar os fatos que afetam o patrimônio, objetivando fornecer informações sobre sua composição e variações, bem como sobre o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial.
A Contabilidade pode ser conceituada como sendo “a ciência que estuda, registra, controla e interpreta os fatos ocorridos no patrimônio das entida- des com fins lucrativos ou não”. ... O objeto da Contabilidade é definido como o conjunto de bens, direitos e obrigações vinculado a uma entidade econômico-administrativa.
O Sistema de Contas Nacionais (SCN), portanto, retrata os fenômenos essenciais da vida econômica de um país: a produção e o consumo de bens e serviços e a geração, distribuição e uso da renda. ... Outros agregados macroeconômicos do SCN são a Renda Nacional Disponível Bruta (RNDB) e a Poupança Bruta.
Despesa Nacional (DN) = Valor de todas as despesas realizadas pelos agentes: consumidores, empresas, governo e estrangeiros na compra de bens e serviços finais. Renda Nacional (RN) = Soma dos rendimentos pagos às famílias, proprietárias dos fatores de produção, pela utilização de seus serviços, em um período de tempo.
Existem dois sistemas de contabilidade social: Sistema de contas nacionais - discrimina as transações dos grandes agentes macroeconômicos: famílias, empresas, governo e setor externo.