EQST

Uma Caracterstica Fundamental Da Atitude Filosfica?

É uma característica fundamental da atitude filosófica?

A atitude filosófica tem uma característica fundamental que é a capacidade de indagar, de questionar o saber instituído, o saber já posto. Nesse processo, o homem I. vai dando um novo significado ao mundo e à sua própria existência.

Quais são as características da atitude crítica?

A Atitude Crítica possui duas características: Negativa: dizer "não" aos pré-conceitos, pré-juízos, às ideias da experiência cotidiana, ao que dizem e pensam a massa. Pôr em reflexão nossas crenças para interrogar sobre suas causas e seu sentido.

Quais são os três sentidos principais da crítica?

R-A palavra crítica vem do grego e possui três sentidos principais: Capacidade para julgar, discernir e decidir corretamente; Exame racional de todas as coisas sempre conceito e sem pré-julgamento; Atividade de examinar e avaliar detalhadamente uma ideia, um valor, um costume, um comportamento, uma obra artística ou ...

Quais as principais características das atitudes Filosoficas de Sócrates?

Resposta. as principais características das atitudes filosóficas de Sócrates são a sabedoria própria de cada pessoa e a não aceitação como verdades inquestionáveis a opinião dos outros.

Quais são as principais ideias de Sócrates?

O pensamento do filósofo grego Sócrates (469-399 a.C.) marca uma reviravolta na história humana. ... A preocupação de Sócrates era levar as pessoas, por meio do autoconhecimento, à sabedoria e à prática do bem. Nessa empreitada de colocar a filosofia a serviço da formação do ser humano, Sócrates não estava sozinho.

Qual é o principal legado de Sócrates?

Sócrates baseava-se na argumentação, insistindo que só se descobre a verdade pelo uso da razão. O seu legado reside sobretudo na sua convicção inabalável de que mesmo as questões mais abstratas admitem uma análise racional.

Quais os principais pensamentos e frases de Sócrates?

Conheça algumas das principais frases de Sócrates: “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”. “Deve-se temer mais o amor de uma mulher do que o ódio de um homem”. “Para conseguir a amizade de uma pessoa digna, é preciso desenvolvermos em nós mesmos as qualidades que naquela admiramos”.

O que o Sócrates quis dizer com a frase Só sei que nada sei?

Assim, a frase "só sei que nada sei" representa uma sabedoria semelhante à alcançada após o primeiro movimento do método socrático (a ironia). Para o filósofo, saber que não se sabe é preferível a saber mal. Ainda que seja pouca coisa: não acredito saber aquilo que não sei.

Qual foi a teoria de Sócrates?

Teoria do Conhecimento de Sócrates: tem como objeto de estudo compreender qual é e o que é o conhecimento verdadeiro. ... Assim para Sócrates o conhecimento é fazer com que os homens adquiram, a partir da razão, o conhecimento do que é em si – isto é, a substância ou essência dos seres [verdade].

Qual é a moralidade proposta ou descoberta por Sócrates?

Sócrates ensina a bem pensar para bem viver. O meio único de alcançar a felicidade ou semelhança com Deus, fim supremo do homem, é a prática da virtude. A virtude adquiri-se com a sabedoria ou, antes, com ela se identifica.

Qual a atualidade do pensamento de Sócrates?

Sócrates dava ênfase a à ideia de que a felicidade só podia ser conquistada por meio da virtude. Uma pessoa que tem virtudes acesas na personalidade personalidade virtuosa seguiria o exemplo do filósofo por ter consciência de que a verdade sempre prevalece. ...

Como tratavam Sócrates se ele vivesse hoje em dia?

Sócrates dialogava de maneira direta e reflexiva por meio da maiêutica, onde ele fazia que as pessoas chegassem a verdade por meio de conceitos que elas já sabiam. Sócrates se fosse vivo, seria tratado hoje como se fosse um professor, devido a sua postura de sempre abordar pessoas a fim de construir conhecimento.

Qual a importância da filosofia de Sócrates?

A importância de Sócrates na filosofia se dá pelo fato de sua metodologia ensinada a cerca das teorias das coisas. ... Dessa forma, Sócrates indagava pessoas e as faziam chegar a conceitos e respostas por meio de conhecimentos que as mesmas já sabiam, com isso, tal feito fazia uso da razão humana.

Qual é a relação entre o pensamento de Sócrates e de Platão?

A relação entre os dois é que primeiro ambos foram filósofos da antiguidade grega super importantes para a criação de ideologias que são utilizadas até os dias atuais. Outro fator é que Sócrates foi tutor de Platão, ou seja, isso quer dizer que o último foi discípulo do primeiro.

Qual a diferença entre a filosofia de Sócrates e a de Platão?

1- Acredito que a maior diferença entre o pensamento de Sócrates e o de Platão consiste que enquanto aquele acreditava ser possível encontrar respostas (pelo método da maiêutica, com o uso da ironia, etc), este sabia que tal feito não seria possível, já que vivemos em um mundo imperfeito (o concreto) e a perfeição só ...

Qual foi a principal influência de Sócrates na filosofia de Platão?

Discípulo de Sócrates, Platão considera o conhecimento uma lembrança das idéias perfeitas que a alma conheceu no Mundo das Idéias. ... Assim, para Platão, o conhecimento é memória, lembrança. Somente através da reflexão, do pensamento, das idéias podemos conhecer as coisas.

Qual a relação entre Platão e Aristóteles e Sócrates?

Verificado por especialistas. Sócrates, Platão e Aristóteles tem em comum o uso de premissas para construção de suas lógicas filosóficas. Para isso, faz-se o uso da razão para defender as teses e argumentos apresentados, o que contribui com a propagação da filosofia.

Qual era a relação entre Platão e Aristóteles?

Platão e Aristóteles, Platão defendia o Inatismo, Aristóteles era um filosofo que defendia o Empirismo, A teoria Plâtonica. ... A origem das idéias segundo Platão é dado por dois mundos que são o mundo inteligivel, que é o mundo que nós, antes de nascer, passamos para ter as idéias assimiladas em nossas mentes.

Que visão de ser humano foi defendida por Sócrates Platão e Aristóteles?

- Levava o indivíduo a negar aquilo que afirmava. O método socrático consistia em ironia e maiêutica. A ironia visa eliminar a doxa (opinião), assim ficava perguntando para que as pessoas se contradissessem, com a finalidade de que as reconhecessem que não tinha conhecimento sobre o assunto tratado.