Características Gerais. Os equinodermos são triblásticos, celomados e deuterostômios. Durante a fase larval apresentam simetria bilateral e na fase adulta, a simetria é radial. Os animais equinodermos apresentam uma grande diversidade de formas, tamanhos e modos de vida.
Os equinodermos podem ser divididos em cinco classes: Asteroidea (estrelas-do-mar), Ophiuroidea (estrelas-serpentes), Echinoidea (ouriços-do-mar e bolachas-da-praia), Holothuroidea (pepinos-do-mar) e Crinoidea (lírios-do-mar).
Resposta. a estrela do mar é um ser vivo,e é um animal ivertebrado. Pertence ao filo dos equinodermos que juntamente com o filo dos poríferos, celenterados, platelmintos, nematelmintos, anelídeos, moluscos e artrópodes, não possuem vertebras.
No cardápio da estrela-do-mar, estão alimentos como peixes, moluscos e lesmas. Mas seu prato predileto é ostra, que ela consegue abrir com os braços. Uma estrela-do-mar não tem cérebro, olhos, nariz, ouvidos ou mãos. Ainda assim, consegue perceber o ambiente ao seu redor -luz, temperatura e cheiro.
As estrelas-do-mar estão incluídas no subfilo Asterozoa, as características incluem um corpo achatado, em forma de estrela, como adultos, que consiste de um disco central e vários braços irradiando. O subfilo inclui as duas classes de Asteroidea, a estrela-do-mar, e Ophiuroidea, ofiuróides e a cesta-de -estrelas.
Relativamente à estrela-do-mar que perdeu um dos braços, este mesmo também será regenerado, restituindo à estrela-do-mar a sua simetria. Ao contrário dos ouriços-do-mar, as estrelas de mar não possuem lanterna de Aristóteles e, como tal, não conseguem mastigar os alimentos.
Confira se a que você encontrou está morta.
Como secar as estrelas-do-mar encontradas nas praias
1 mês
Basicamente, existem quase 2000 espécies diferentes de estrelas-do-mar, no entanto a maioria dessas espécies são encontradas nas zonas Indo-Pacíficas e tropicais. Porém, o fato da maioria morar em águas tropicais, não significa também que você não consiga encontrar outras em águas mais frias e temperadas.
A bolacha-do-mar é um animal e SIM, estão vivas quando você a encontra na praia. São da Classe Echinoidea Ordem Clypeasteroida pertencentes do Filo Echinodermata. São ouriços irregulares, ou seja, não são estrelas-do-mar.
Mellita quinquiespeforata (Leske, 1778), também conhecida como Bolacha-da-praia. Sim, a bolacha-da-praia é um animal e pertence ao grupo dos equinodermos (echinos = "espinho"; derma = "pele"), ao qual pertencem também as estrelas-do-mar e o pepino-do-mar. ...
Echinoidea
Estes, além de terem função de defesa, também atuam na locomoção do animal. Esses animais possuem uma dieta bem variada, sendo que os ouriços-do-mar gostam de se alimentar de algas marinhas e pequenos animais. Já as estrelas-do-mar se alimentam de ostras, mexilhões, outros equinodermos, corais e anêmonas-do-mar.
lontras
[ Zoologia ] Animal marinho, do ramo dos equinodermos, com testo calcário globuloso, coberto de espinhos móveis e cujas glândulas reprodutoras são comestíveis.
Os ouriços-do-mar são revestidos por grandes espinhos afiados e, por vezes, cobertos de veneno. Tocar ou pisar esses espinhos origina, geralmente, uma lesão perfurante e dolorosa. Os espinhos na maioria das vezes rasgam a pele e provocam dor crônica e inflamação quando não são extraídos.
As mortes acontecem porque o peixe (considerado o segundo vertebrado mais venenoso do mundo) pode liberar Tetrodotoxina (uma neurotoxina 1.