Ai, que saudade do meu tempo de criança... Saudade da minha infância, quando não me preocupava com despesas, brigas, pessoas interesseiras e de quando meu maior problema era não ter minha vontade feita pelos meus pais. SAUDADE de quando tive certeza que certos amores seriam eternos e que eu jamais me decepcionaria...
A história, que se passa dentro de uma sala de aula em uma escola dos anos 70, é baseada na própria experiência do autor como aluno e professor.
A palavra infância é originaria do latim infantia, e significa “incapacidade de falar”. Acreditava-se que a criança, antes dos 7 anos, não possuía a habilidade de se comunicar através da fala, de explicitar seus desejos, suas inquietudes, seus sentimentos. Tratava-se de um ser incógnito, sem evidência na sociedade.
A infância deve ser um tempo de brincadeira, pois é brincando que as crianças têm suas primeiras lições na vida. Ser criança é ser feliz, correr, brincar até cansar e ainda pedir bis! A infância é uma fase tão bela que parte de nós residirá sempre nela. Na infância tudo é belo, maravilhoso e cheio de alegria.
Evite voltar em lugares que trouxeram dor para você. Por exemplo, você pode voltar à sua cidade natal para fazer de novo as coisas que costumava fazer e tentar recuperar suas memórias de infância. Use, por exemplo, cheiros familiares, seus brinquedos preferidos e fotos antigas para estimular sua memória.
Não é à toa que a infância é considerada a melhor fase da vida. Podemos viver infinitos personagens em um único dia. Não há problemas em passar o dia todo brincando e se sujando, afinal, haverá alguém para cuidar da nossa roupa, da janta e de todo o resto. Podemos sonhar como se tudo mudasse em um passe de mágica.
É consenso entre os especialistas que os primeiros anos de vida são fundamentais na formação de cada indivíduo, mas apesar da importância que eles têm, não é possível lembrar do que vivemos antes de completar 30 meses, ou dois anos e meio de idade.
Mantenha a calma. Feche os olhos, respire fundo algumas vezes e relaxe. A sua ansiedade sobre não conseguir se lembrar de algo pode estar até mesmo impedindo que tal lembrança venha à tona. Frustração, pânico ou exigências pessoais com relação à memória "ruim" distrai a energia mental para longe de seu objetivo.
Viagem no tempo Use as três chaves da memória --associação, localização e imaginação-- para evocar uma cena do seu passado e revivê-la. 1 - Escolha um ponto de partida específico, como o parquinho da escola, um museu, um porão antigo ou uma parte especial do jardim onde você costumava brincar.
O passar do tempo afeta a memória. No entanto, um estudo publicado na revista Nature mostrou que seria possível recuperá-la. A capacidade de memorização costuma se perder com a idade. No entanto, este processo pode não ser irreversível, já que há indícios de que a memória perdida pode ser recuperada.
O que causa e como tratar a perda de memória. Existem diversas causas para a perda de memória, sendo que a principal é a ansiedade, mas também pode estar associada a diversas condições como a depressão, alterações do sono, uso de remédios, hipotireoidismo, infecções ou doenças neurológicas, como doença de Alzheimer.
COMO AS MEMÓRIAS SE FORMAM, SÃO ARMAZENADAS E RECORDADAS Dessa forma, quando um estímulo futuro dispara as células, é provável que toda a “engrenagem” seja acionada. A atividade coletiva dos nervos reproduz o que experimentamos como memória. Os cientistas ainda estão a investigar os detalhes deste funcionamento.
Segundo o que apontam os psicólogos, um dos motivos mais comuns para uma pessoa se sentir conectada ao passado é por alguma cicatriz emocional que ainda está aberta, ou por uma sensação – muitas vezes ilusória – de algo que pode não ter sido concluído da maneira que ela acha que deveria.
Resumo: Falsas Memórias (FM´s) ocorrem quando uma pessoa lembra de eventos que não aconteceram, situações que nunca presenciou, lugares onde nunca esteve, ou então, se lembra de maneira distorcida do que realmente houve.
“A única maneira de distinguir uma memória verdadeira de uma falsa é ver como e quando a memória foi lembrada pela primeira vez — e mesmo isso não pode lhe dizer com certeza se algo é verdadeiro, falso ou mentira. Mas é uma abordagem muito melhor do que apenas usar seu pressentimento para decidir.”
Destarte, entende-se que as falsas memórias espontâneas ou autossugeridas são distorções mnemônicas endógenas, ou seja, internas e inconscientes, pois do contrário será mentira, uma vez que a pessoas passa a alterar o relato propositalmente.
Mas existem dois tipos de receptores de GABA em nossos cérebros. ... Se um episódio traumático acontece quando os receptores extrassinápticos de GABA estão ativos, a memória deste evento não pode ser acessada a não ser que estes receptores sejam novamente ativados, sintonizando o cérebro nas estações AM.
Quais são os comportamentos de quem tem trauma de infância?
Tanto a meditação como a Mindfulness* são eficazes no combate à memórias intrusivas. Segundo alguns estudos, ambas são formas de “treinar a mente”, afetando positivamente as conexões entre diferentes tecidos neurais, facilitando o controle da atenção e minimizando o efeito das sensações desagradáveis.
Apague: O bloqueio de uma lembrança ocorre com o desvinculamento de neurônios interconectados, envolvendo a inativação de uma proteína denominada PKMzeta, que age como um tipo de conservante químico – assegurando que as conexões entre as células do cérebro da rede permaneçam intactas.