A PNRS destaca os seguintes produtos que devem estar integrados aos sistemas de logística reversa: I - agrotóxicos, seus resíduos e embalagens, assim como outros produtos cuja embalagem, após o uso, constitua resíduo perigoso; II - pilhas e baterias; III - pneus; IV - óleos lubrificantes, seus resíduos e embalagens; V ...
A logística reversa pós-consumo é o sistema que tem ganhado força nos últimos anos, uma vez que tornou-se obrigatória para alguns setores devido à Lei Caracteriza-se pela coleta e encaminhamento à reciclagem (ou outra destinação adequada) de produtos e seus resíduos após o descarte do consumidor final.
5 empresas que são exemplos de logística reversa
A questão que hoje esta em evidência é a questão para a sustentabilidade, para que todos possam ter uma responsabilidade e um dever de ajudar o ambiente em que vivemos. Quando citamos isso podemos e deveríamos aplicar em nosso cotidiano o uso dos 3 Rs que significa Reduzir, Reutilizar e Reciclar.
Ou por pós-consumo, quando o cliente já usufruiu o suficiente do produto e coloca-o novamente no ciclo produtivo ou comercial”, explica o professor do curso de Logística da Metodista Roberto Macedo. ...
É possível implantar o sistema por meio de contratação de transportadoras, criação de centros de coletas de resíduos, parcerias com recicladoras, cooperativas e unidades gestoras de resíduos. Além de criação de um ponto de coleta para que o consumidor comum saiba onde deve levar seu produto para o descarte.
O processo de logística reversa écomposto por uma série de atividades que a empresa tem que realizar paraatendê-lo, como por exemplo, coletas, embalagens, separações, expedição até oslocais de reprocessamento desses materiais quando necessário.
A logística reversa promete ser o grande destaque em 2020, com suas formas de viabilizar a sustentabilidade para as empresas prestadoras. Hoje em dia já não basta reaproveitar e remover os refugos do processo de produção, o fabricante é responsável por todas as etapas até o fim da vida útil do produto.
A logística de um empreendimento consiste no processo de planejar, executar e controlar a movimentação dos produtos, tanto dentro quanto fora da empresa, garantindo-se, assim, a entrega da mercadoria adquirida dentro do prazo informado. Por isso, independentemente do tamanho do negócio, essa gestão merece atenção.
A logística é a área administrativa que cuida do planejamento, execução e distribuição de produtos, principalmente no que diz respeito ao transporte e armazenamento. ... Na prática, isso significa controlar o estoque adequadamente, cuidar do armazenamento e organizar o transporte para cumprir os prazos de entrega.
Orientações para elaboração do Plano de Logística Reversa
A importância da logística está em fornecer as bases para o planejamento estratégico de uma empresa. ... De forma bem simplificada, a logística é um conjunto de técnicas, métodos e conhecimentos destinados a substanciar o fluxo de abastecimento de insumos, movimentação de mercadorias e estocagem.
A Logística no Brasil vem constituindo-se em um negócio de grandes proporções que evoluiu muito rapidamente nos últimos anos, resultados de pesquisa realizada pelo CEL em 2003 indicam que em seu conjunto as 500 maiores empresas industriais brasileiras gastam cerca de 7% do se faturamento por ano, com suas operações ...
No Brasil, a Logística surgiu no inicio da década de 80, logo após a explosão da Tecnologia da Informação. ... Quanto ao seu processo de evolução até os dias atuais, podemos relatar: Na década de 80, apenas com o foco nas metodologias e modais de transportar, e armazenar.
Qual a importância da logística para a economia do Brasil? ... A logística praticada de forma eficiente e eficaz, e considerada como estratégica por governos e empresários, é um dos caminhos para se combater custos desnecessários e integrar todas as regiões e habitantes aos sistemas de produção e consumo estabelecidos.