Que documento substitui o CPF? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
O DNI é o Documento Nacional de Identificação previsto na Lei 13.444 de 2017 que irá substituir diversos documentos como o título de eleitor. A ideia é simplificar e modernizar a prestação dos serviços públicos oferecidos ao cidadão.
Qual é o número do CPF?
O CPF é um registro mantido pela Receita Federal do Brasil. Na prática, ele é uma numeração com 11 dígitos que só mudam por decisão judicial. Esse registro serve, basicamente, para identificar os contribuintes. Com ele, é possível ter uma série de informações sobre renda, pagamento de impostos e gastos de uma pessoa.
Por que precisa do CPF e RG?
O documento, gerado pela Receita Federal, serve a princípio para identificação de seus contribuintes no Imposto de Renda. Hoje é mais usado do que o próprio documento de identificação, o RG. Um decreto do Ministério da Economia e Controladorias Geral da União (CGU) fez do CPF um documento de referência.