As capitanias hereditárias no litoral brasileiro, doadas por Dom João III entre 1534 e 1536, foram 14. Os donatários, representantes do rei de Portugal na Colônia, foram 12.
O Brasil foi dividido em 14 Capitanias Hereditárias, totalizando 15 lotes doados a figuras importantes da corte portuguesa, chamados de donatários. As capitanias eram hereditárias porque a terra passava de pai para filho.
No dia 22 de janeiro de 1532, São Vicente tornou-se oficialmente a primeira vila fundada na colônia. Mais tarde, quando o território brasileiro foi dividido em capitanias hereditárias, Martim Afonso de Sousa recebeu a capitania de São Vicente e a do Rio de Janeiro.
Alguns historiadores falam que Cananeia foi o primeiro povoado do Brasil, mas para fins oficiais, este título é de São Vicente, que foi fundada em 1532 e é considerada a primeira cidade brasileira.
Fundada em 22 de abril de 1532, Itanhaém é a segunda cidade mais antiga do Brasil, mais nova apenas que São Vicente, também localizada no Litoral Paulista.
Salvador foi uma das cidades mais importantes do mundo, do século 17 até boa parte do século 19. A fundação da segunda cidade do Brasil foi uma necessidade de defesa da parte sul da América Lusitana. Os franceses instalaram-se no Rio de Janeiro, em 1555.
As 5 cidades mais antigas do Brasil
As 10 cidades mais antigas do Brasil e suas praias mais encantadoras
Desse modo, os mais antigos povoados são:
A primeira cidade do Brasil é São Vicente, no litoral de São Paulo, fundada por Martim Afonso, em 1532, o município comemorou 487 anos nesta semana.
1. Cananéia – SP. Fundada em 1531 por Martim Afonso de Sousa e localizada a 265 km de São Paulo e a 248 km de Curitiba, a cidade mais antiga do Brasil ainda preserva as casas do período colonial em seu centro histórico.
sexta-feira, 22 de janeiro