Quando usar mais pequeno? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
As expressões "mais pequeno" e "mais grande", por exemplo, correspondem, respectivamente, a "maior" e "menor". Trata-se do grau comparativo desses adjetivos. "Grande" tem como comparativo "maior", "pequeno", "menor". É o mesmo caso de "melhor", em vez de "mais bom", e "pior", em vez de "mais ruim".
É errado dizer mais grande?
É certo somente quando nos referimos a duas qualidades de um mesmo ser. Exemplos: "Esta casa é mais grande do que confortável". ... "Esta casa é maior do que aquele apartamento".
Quando o uso das formas mais pequeno mais grande mais bom e mais mau é considerado correto?
É correto utilizar as expressões mais bom, mais mau, mais pequeno, mais grande, quando se compara duas qualidades do mesmo ser. ... (Compara-se, aqui, duas qualidades – bondade e maldade. Não é correto, nesse caso, dizer: Utilizar redes sociais é melhor do que mau).
Quando se pode usar mais grande?
Depende do contexto. Quando se comparam qualidades ou atributos, é essa a forma: A casa é mais grande que pequena. O auditório é mais pequeno que grande.
Como usar mais maior?
Li no manual de um jornal brasileiro sobre a diferença no uso de «mais» e «maior» antes de substantivo: ele diz: «Use mais para palavras ou expressões que indiquem quantidade e maior para os casos em que a idéia seja de intensificação».
É certo falar mais comprido?
Embora nos possa parecer estranho, a realidade é que existem as duas formas de comparativo de superioridade do adjetivo grande — a irregular/especial, maior; e a regular/analítica, «mais grande» —, mas o uso da regular («mais grande») está restrito a uma situação específica, razão pela qual pode ser considerado um caso ...
É certo falar mais maior?
Realmente a expressão "É MAIS MAIOR" não soa e nem gramaticalmente fica bem. MAIOR já é linguisticamente a intensidade máxima (superlativo sintético), logo o uso formal na comparação de dois seres é MAIOR.
O que significa mais grande?
adjetivo Superior; que está acima de outro; que supera ou excede outro em grandeza, tamanho, intensidade, duração: São Paulo é maior que Belo Horizonte. Que tem mais idade; que é mais velho que outro: aluno maior de 18 anos.
Por que mais maior está errado?
Realmente a expressão "É MAIS MAIOR" não soa e nem gramaticalmente fica bem. MAIOR já é linguisticamente a intensidade máxima (superlativo sintético), logo o uso formal na comparação de dois seres é MAIOR.
É correto usar mais maior?
Portanto, em todas as outras situações, ou seja, «quando se comparam qualidades de dois seres ou objetos, não se deve dizer "mais bom", "mais mau" nem "mais grande", mas, sim, as formas especiais melhor, pior e maior» ( idem). Exemplos: «Esta casa é maior do que a da minha irmã.»
Quando se usa mais grande?
Por sua vez, maior é a forma (especial) do comparativo de superioridade do adjetivo grande, correspondendo a "mais grande". Por isso, assim como é vulgar dizer «uma grande quantidade», também é correto usar-se o comparativo e o superlativo de superioridade de grande para caraterizar a quantidade de que se fala.
Qual é a diferença entre longo e comprido?
Comprido é o particípio passado do antigo verbo português comprir, com origem em “complere”; entre outras acepções, significa também extenso ou longo (no espaço ou no tempo), alto. ... Mas quando a distância (no espaço ou no tempo) atinge uma dimensão maior, usa-se de preferência longo.
É correto dizer a maior?
O Dicionário Houaiss (1. ª edição brasileira, de 2001) regista-as como subentradas, respetivamente, de "maior" e "menor", com os seguintes significados: «a maior»: «[o] mesmo que "a mais"»; «a menor»: «em quantidade, qualidade ou teor inferior (ao esperado); a menos, de menos.
Qual o oposto da palavra comprido?
O contrário de comprido é: Contrário de longo: 1. curto, pequeno, reduzido, diminuto.
ª edição brasileira, de 2001) regista-as como subentradas, respetivamente, de "maior" e "menor", com os seguintes significados: «a maior»: «[o] mesmo que "a mais"»; «a menor»: «em quantidade, qualidade ou teor inferior (ao esperado); a menos, de menos. Ex.: trouxe três artigos a menor do que lhe fora encomendado.»