EQST

Quando Um Produto Considerado Inadequado Para O Consumo?

Quando um produto considerado inadequado para o consumo? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Quando um produto é considerado inadequado para o consumo?

Vícios de qualidade dos produtos são aqueles impróprios ao consumo ou lhes diminuem o valor, como por exemplo: data de validade vencida, deteriorados, falsificados, enfim, em desacordo com as normas regulamentares.

Quais as principais causas que tornam um alimento impróprio para consumo?

De modo geral, os riscos à saúde devido a alimento impróprio podem ser de natureza biológica, química ou física. Os riscos de natureza biológica são aqueles decorrentes de bactérias, vírus, parasitas patogênicos e toxinas micriobianas constantes no alimento contaminado. São microorganismos imperceptíveis a olho nu.

O que pode contaminar um alimento?

A contaminação dos alimentos que consumimos pode ocorrer através de agentes biológicos, como fungos e bactérias, ou pela adição de agrotóxicos. A contaminação de pessoas através de alimentos contaminados é uma preocupação constante em todos os países do mundo.

Como acontece a contaminação cruzada?

Quando a contaminação cruzada se dá diretamente de um alimento contaminado para outro, é considerada “direta”, ao passo que a “indireta” está associada com a transferência de contaminantes a partir dos utensílios empregados na manipulação do alimento.

O que é contaminação cruzada e como evitar?

A contaminação cruzada ocorre quando, devido à falta de higiene dos utensílios de cozinha, alimentos, ou até mesmo falta de higiene pessoal do trabalhador, ocorre a transferência de contaminantes de um ser, alimento ou objeto contaminado para outro alimento.

Quais são as formas de contaminação que podem ocorrer numa farmácia?

Olá! As principais formas de contaminação que pode ocorrer numa farmácia são as contaminações químicas devido à exposição a compostos químicos presentes nas medicações e nos produtos de limpeza. Também podem ocorrer contaminações biológicas devido a presença de microrganismos (fungos, bactérias, entre outros).