Catarro transparente é o mais comum Em um organismo saudável, o catarro não tem cor, mas as cores vermelha e rosa e a presença de sangue podem indicar problemas graves, como pneumonia e câncer de pulmão. Já o catarro branco é sinal de resfriado, asma ou alergia.
Pigarro: 5 formas de tirar catarro preso na garganta
O interior das narinas é revestido pela mucosa nasal, cuja principal função é produzir uma secreção transparente para barrar a entrada de corpos estranhos, como bactérias e poeira, no corpo. A maior parte dessas impurezas é retida pelo muco, que vai ficando mais espesso.
Já se muco for amarelado é sinal de infecção respiratória do trato superior, como rinites, sinusites e laringites, podendo ser de origem viral ou um início de infecção bacteriana. "Caso ele esteja mais esverdeado ou purulento, indica uma infecção por bactéria, como amigdalite e pneumonia", diz Carla.
A eliminação do pigarro na garganta pode ser feita de diferentes maneiras. A mistura de água com meia colher de chá de sal para gargarejo é uma delas. Neste caso, a água salgada ajuda a diluir o muco, ficando, assim, mais fácil se livrar dele. Misturar pó de gengibre e mel é outra opção interessante.
Compressa quente sobre o rosto ajuda a dilatar as vias. Se apenas um lado do nariz estiver entupido, deite-se sobre o lado oposto do corpo para o muco descer.
A pessoa tem obstrução nasal, catarro amarelo-esverdeado e sanguinolento e dificuldade para eliminar secreção. A dor de cabeça só aparece nos processos sub-agudos. Pode, também, ser crônica recorrente, isto é, quando em média ocorrem quatro crises anuais, com intervalos nos quais a doença não se manifesta.
O muco é uma secreção natural produzida constantemente pelo nariz, mais especificamente pelas células que recobrem a cavidade nasal. A substância é formada por restos de células, glicoproteínas e, principalmente, por água.
A secreção nasal é um problema extremamente comum. O muco ou catarro é produzido por pequenas glândulas que ficam abaixo da mucosa, camada que reveste internamente as vias aéreas. O muco é composto por água (90 a 95%), glicoproteínas, sais e restos celulares.
Nas cavidades nasais, encontramos um tecido epitelial rico em glândulas que secretam muco. Esse muco, em razão de sua propriedade pegajosa, é capaz de reter partículas finas, bactérias, poeira e outras substâncias presentes no ar. Além disso, essa secreção ajuda a umedecer as vias respiratórias.
Rinite é a inflamação da mucosa nasal, com consequente congestão nasal, rinorreia e diversos sintomas associados, dependendo da etiologia (p. ex., prurido, espirros, rinorreia aquosa ou purulenta, anosmia).
Rinite - O termo rinite foi criado para abranger as doenças inflamatórias da mucosa nasal caracterizadas por descarga líquida acompanhada de congestão nasal, espirros e drenagem de secreções pela parte posterior das cavidades nasais, na direção da faringe (drenagem pós-nasal).
As alergias são uma das causas mais comuns de inflamação das vias nasais, o que pode acontecer devido ao contato com o pelo de animais, poeira ou pólen, por exemplo, tornando a mucosa mais frágil e susceptível à formação de feridas.
Confira 6 melhores remédios caseiros contra a sinusite:
Um nariz entupido pode apresentar muitos sintomas diferentes, e o diagnóstico precisa ser feito para que o melhor tratamento seja escolhido....Seus sintomas, além do nariz entupido, são:
Um resfriado pode deixar o nariz entupido, mas graças ao sistema imunológico, o sintoma desaparece em alguns dias. Já uma obstrução nasal crônica é diferente. O distúrbio persiste por meses e, muitas vezes, provoca dores de cabeça, impede o sono reparador, entre outros incômodos.
Você já percebeu se quando você deita o seu nariz entope? É normal isso acontecer pois o nariz possui no seu interior estruturas chamadas cornetos, que são importantes para aquecer, umidificar e direcionar o fluxo de ar que passa pelo nariz.
A congestão nasal, conhecida popularmente como nariz entupido, é um sintoma frequente que geralmente aparece em quadros de gripes, resfriados, rinite, sinusite e alergias alimentares. Esse desconforto acontece devido a um inchaço na mucosa nasal deixando o nariz obstruído internamente.
Não é normal respirar por um só lado do nariz, ou seja, ter um dos lados do nariz sempre obstruído. A principal causa de obstrução nasal unilateral é o desvio de septo, mas diversas doenças podem estar envolvidas nesse processo.
Não é normal respirar por um só lado do nariz, ou seja, ter um dos lados do nariz sempre obstruído. A principal causa de obstrução nasal unilateral é o desvio de septo, mas diversas doenças podem estar envolvidas nesse processo.