O exame de gasometria é solicitado quando há problemas respiratórios, como falta de ar ou alterações na frequência de respiração, e distúrbios metabólicos, que causam o desequilíbrio ácido-base no sangue.
Mesmo problemas temporários, como choque, ansiedade, vômitos prolongados ou diarreia intensa podem provocar acidose ou alcalose. A gasometria mede o pH e as quantidades de oxigênio e dióxido de carbono no sangue. Os resultados são apresentados como: pH - Uma medida do equilíbrio entre ácidos e bases no sangue.
Valores normais: pH: 7.
GASOMETRIA NO SANGUE VENOSO No geral, o pH, a PCO2 e o HCO3 tem valores similares no sangue venoso e arterial. A principal diferença é a pressão parcial de oxigênio que no sangue venoso é menor que a metade do sangue arterial. O sangue venoso, portanto, não deveria ser usado na avaliação da oxigenação.
Fazer 15 minutos de repouso antes da coleta (se cliente tiver feito algum tipo de esforço físico, por exemplo, ter andado muito, prolongar o repouso para 30 minutos). Após a coleta deverá aguardar por aproximadamente 15 minutos para análise da amostra.
Um aparelho de gasometria funciona para que os gases do sangue junto do pH sejam estudados. Em geral, é usado para diagnósticos de falha pulmonar, e indicam o estado do paciente de modo exato. No entanto, dependendo da máquina, conseguem detectar mais coisas.
O cálculo da PaO2 ideal leva em consideração a idade, sendo, então, na posição supina, calculada por PaO2=109-(0,43 x idade)(18). Diante disso, os idosos apresentam uma PaO2 normalmente mais baixa.