EQST

Quando A Hiponatremia Grave?

Quando a hiponatremia é grave?

A hiponatremia causa ao longo de menos de 48 horas sintomas neurológicos primariamente, progredindo de ligeira náusea até vômitos, letargia, cefaleia, confusão mental, cãibras musculares. Complicações graves são edema cerebral, convulsões, coma, herniação de tronco cerebral, e edema pulmonar neurogênico.

O que é hiponatremia sintomática?

A hiponatremia é definida como uma diminuição dos níveis de sódio sérico para valores inferiores a 136 meq / L, é o mais comum distúrbio hidroeletrolítico em pacientes internados, sendo também frequente no ambiente ambulatorial.

Qual das opções poderia provavelmente levar a hiponatremia?

A hiponatremia pode ocorrer com aumento normal ou diminuição do volume de líquido extracelular. As causas comuns incluem uso de diuréticos, diarreia, insuficiência cardíaca e doenças hepática e renais. A hiponatremia é potencialmente fatal.

Qual os sintomas do sódio baixo?

Principais sintomas Os sinais e sintomas de hiponatremia são mais graves à medida que a quantidade de sódio diminui no sangue. Assim, pode haver dor de cabeça, enjoo, vômitos e sonolência, por exemplo. Quando os níveis são muito baixos, é possível que existam crises convulsivas, espasmos musculares e coma.

Qual é o tratamento de escolha para a hiponatremia sintomática?

O grau de hiponatremia, duração, velocidade do início e os sintomas do paciente são utilizados para determinar qual tratamento é mais adequado. Em pacientes com hipovolemia e função adrenal normal, a administração de solução fisiológica a 0,9% costuma corrigir tanto a hiponatremia como a hipovolemia.

Como corrigir sódio do meu paciente?

O tratamento da hipernatremia decorrente da sobrecarga de Na em paciente com função renal normal consiste em medidas de suporte. A principal medida é a reposição de água livre. A correção do distúrbio pode ser acelerada com o uso de diuréticos associado à reposição da água livre excretada.

Quais compartimento do corpo estão sendo diluídos na hiponatremia?

A hiponatremia hipertônica, ou redistributiva, se caracteriza por níveis de água e sódio inalterados no organismo. O que acontece é que a pressão osmótica aumenta na camada extracelular, fazendo com que a água se desloque do compartimento intra para o extracelular, diluindo o sódio no organismo.

Como identificar e tratar a hiponatremia?

Para tratar a hiponatremia, o médico deve identificar qual a intensidade dos sintomas, e se é uma alteração de instalação aguda ou crônica. Na hiponatremia aguda grave, ou quando provoca sintomas, é feita a reposição de soro com maior quantidade de sódio, que é a solução salina hipertônica.

Como repor sódio no paciente?

Regra prática: 100 mL de NaCl 3% infundido em 2 horas = vai variar 1-2 mEq/L no sódio. Essa regra exige que o sódio seja reavaliado a cada 2 horas, sendo administradas novas alíquotas na dependência da resposta.