Perder é um verbo irregular, apresentando uma alteração no seu radical de perd- para perc- em alguns tempos e pessoas verbais. Perdo e perda, com d, não são formas verbais do verbo perder. O correto é: eu perco, que você perca, que eles percam,…
Verbo perder é transitivo direto, porque quem perde, perde alguma coisa, se você disser: perdeu, logo vai vir a pergunta o que? ... Dizemos que os verbos são transitivos diretos porque seus complementos são introduzidos diretamente após o verbo, sem preposições (perdeu o quê? seus livros).
verbo transitivo direto Executar; realizar uma determinação ou obrigação previamente estabelecida: cumpriu o aviso prévio. ... verbo transitivo direto, transitivo indireto e pronominal Realizar; efetivar-se de alguma forma: o político não cumpriu as promessas; ele não cumpriu com suas obrigações; o destino se cumpriu.
Resposta: Os verbos que não necessitam de complemento são os verbos intransitivos. Explicação: Eles permitem o entendimento da oração sem precisar de um objeto direto ou indireto.
Verbos transitivos são aqueles que necessitam de complemento porque, sozinhos, não conseguem transmitir uma informação com sentido. Para fazer sentido, o verbo transitivo é concluído com o objeto direto, objeto indireto ou com ambos. ... Bem como, pode ser verbo transitivo indireto quando é seguido por preposição.
Mariana dormia... → Dormia é verbo intransitivo, portanto não exige complemento. → Utilizam é verbo transitivo direto, portando necessita de um objeto direto. Exemplo: no recreio, os estudantes utilizam brinquedos pedagógicos.
Sua função é deduzida a partir do seu próprio nome: os complementos servem para completar o sentido da oração, já que muitas vezes só o sujeito e o verbo não são suficientes para passar toda a mensagem. Os complementos podem ser classificados em três tipos: verbais, nominais e o agente da passiva.
Complemento verbal é o termo da oração que completa ou integra o sentido de verbos transitivos. Esses termos com essa função podem ser: a) Objeto direto: É o complemento verbal que se liga a um verbo transitivo direto, ou seja, é o complemento que está ligado ao verbo sem a presença de preposição.
Os termos integrantes complementam os termos essenciais da oração (sujeito e predicado), são eles: os complementos verbais (objeto direto e indireto); o complemento nominal e o agente da passiva.
Conjugação pronominal
Significado de Criar Produzir (alguma coisa); desenvolver ou gerar: já criaram o primeiro clone humano? Compor na mente; conceber ou inventar: o escritor criou o protagonista a partir de si mesmo.
Existem as duas formas de conjugação do verbo TER no presente do indicativo: “tem” para 3ª pessoa do singular e “têm” para 3ª pessoa do plural. Na Língua Portuguesa, podemos escrever o verbo TER, no presente do indicativo, COM ou SEM o acento circunflexo, mas em situações distintas.