O ritmo amazônico é típico do Pará. Ele nasceu das mãos calejadas e dos pés descalços dos agricultores. ... Um ritmo, uma dança, uma identidade. O nome carimbó ou curimbó vem do tupi: curi é pau oco e m'bó é furado.
Todos os dançarinos apresentam-se descalços, com mulheres trajando saias coloridas, franzidas e bem rodadas. Blusas de cor lisa, pulseiras e colares feitos de sementes da região e tendo nos cabelos ramos de rosas ou jasmins de Santo Antônio.
As influências culturais indígena, negra e ibérica estão presentes nos instrumentos, na dança e na música. É o som do tambor que marca a sonoridade do carimbó. Para além de um ritmo, ele expressa a identidade cultural, artística, social, ambiental e histórica da região amazônica no estado do Pará.
Resposta. Resposta: Podemos dividir a música em três elementos básicos: melodia, harmonia e ritmo. Podemos dividir a música em três elementos básicos: melodia, harmonia e ritmo.
Resposta. Resposta: eu acho que cada roupa da dança é especialmente para a dança, mas se usasse as roupas do frevo, teria mais espaço e liberdade de se mecher mais...?
Resposta: O corpo é usado como principal instrumento.
Resposta. Explicação: O carimbo se trata de uma dança típica da região nordeste do Pará, fica localizado ali, na região Norte do país, essa dança além de ser muito popular entre os nortistas ela também é bastante conhecido pelos nordestinos.
Dança religiosa de origem e aculturação portuguesa, inicialmente apresentada nos templos religiosos católicos, com o objetivo de catequizar os pecadores. ... No final, os que estão pagando promessa vão para o centro da roda e os dançadores continuam a dançar, sempre batendo forte com um dos pés.
10 de janeiro
Prefeitura informa que 27 de novembro, aniversário de São Gonçalo do Amarante, é feriado municipal - Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante.
Uma lei estadual de 2002 determina que o Dia da Consciência Negra seja feriado em todos os 92 municípios fluminenses, inclusive na capital a cidade do Rio de Janeiro.