Cada faixa colorida tem sua simbolização e significado. Cada Dan corresponde a graduação de faixa preta que são divididas em 10(dez) dans em ordem crescente, quanto maior o dan maior será seu desenvolvimento dos conhecimentos e aprimoramentos da arte. A cor preta simboliza dignidade dedicação, postura e liderança.
No Taekwondo existem nove graduações a nível de faixas coloridas: branca, laranja, amarela, camuflada, verde, roxa, azul, marrom e vermelha.
Os faixas pretas são divididos em fileiras que são chamadas dan (단) ou, em inglês, graus. Os graus começam com o número mais baixo (1ºdan ou faixa preta de primeiro grau) e chegam ao final, 9ºdan (faixa preta de nono grau), associado com o título de grão-mestre.
Ganhar esta honra é uma das realizações mais valiosas que se pode alcançar em Taekwondo, pois demonstra total compreensão e habilidade tanto na técnica física quanto em princípios filosóficos chave como humildade, respeito, generosidade, integridade, paciência e disciplina.
Os mestres Sang Min Cho, Sang In Kim e Kun Mo Bang foram os primeiros a vir ao Brasil para ensinar essa arte marcial. Hoje, o Taekwondo é uma das lutas mais praticadas no país e tem uma série de fundamentos e regras únicos.
Neste artigo, mergulharemos nas complexidades do sistema de faixas no Taekwondo e revelaremos muito sobre a arte marcial e aqueles que a praticam. As cores têm significados importantes, com a faixa vermelho denotando conquista final.
Na faixa preta de Jiu Jitsu a faixa vermelha e branca representa por si só o oitavo grau, e a faixa vermelha representa o nono e o decimo grau. Um praticante de Jiu Jitsu pode chegar até a faixa vermelha nono grau, pois o decimo grau é reservado apenas aos pioneiros do Jiu Jitsu.
Quanto tempo leva para chegar a Faixa Preta em TAEKWONDO ? Resumidamente, podemos afirmar que o tempo mínimo para a maioria das artes marciais, que mencionei acima, é de 5 anos para chegar a faixa preta.
O sparring é outro elemento importante do treinamento do Taekwondo e é frequentemente usado para avaliar a capacidade do aluno de aplicar suas habilidades técnicas e táticas em um ambiente mais realista.
Nas competições oficiais de taekwondo, os pontos são atribuídos aos atletas que conseguem executar corretamente as técnicas durante a luta livre, ou pela qualidade da apresentação dos hyungs. Nos Jogos Olímpicos, cada combate é composto por três rounds de dois minutos.
O praticante da arte usa um dobok, composto de calça e casaco. Na cintura, usa-se uma faixa e, por baixo das roupas, protetores genitais, caneleiras, protetores de antebraços e protetor bucal.
Dan (em japonês: 段, nível) é a denominação de cada um dos graus de maestria atribuídos a alguém dentro do sistema de avaliação Dan-i, criado por Honinbo Dosaku (1645–1702), para o jogo Go, e depois foi adaptado para as artes marciais japonesas, por Jigoro Kano.
A promoção em Taekwondo está alcançando uma posição mais alta dentro da disciplina. Como estudante de Taekwondo, a viagem começa com a faixa branca obrigatória.
Os níveis “juniores” são chamados de geup (급), e existem, em geral, cerca de 10 deles; o número real varia entre 8 e 12, dependendo do estilo e da organização governante.
Quanto tempo leva para chegar a Faixa Preta em TAEKWONDO ? Resumidamente, podemos afirmar que o tempo mínimo para a maioria das artes marciais, que mencionei acima, é de 5 anos para chegar a faixa preta.
Na faixa preta de Jiu Jitsu a faixa vermelha e branca representa por si só o oitavo grau, e a faixa vermelha representa o nono e o decimo grau. Um praticante de Jiu Jitsu pode chegar até a faixa vermelha nono grau, pois o decimo grau é reservado apenas aos pioneiros do Jiu Jitsu.
Formou-se uma tropa de guerreiros de elite denominada Hwarang. O grupo tinha como base a disciplina mental, prática de arco e flecha, espada e outras formas de luta pautadas no uso dos pés e mãos.
Dentro do ambiente de treinamento há alguns protocolos de conduta e para se entender um pouco melhor sobre isso, faz-se necessário entender alguns comandos e algumas palavras básicas em coreano. Professor (até 3º Dan) Kyo sah nim. Mestre (acima de 4º Dan) Sah bum nim.
Significa a profundidade, o conhecimento pleno, porém também nos mostra a escuridão e se estamos preparados para ela. Saber usar a evolução da mente da percepção é um dever daquele que a conquistou. Representa um crescimento dentro do TAEKWONDO . Mostra uma evolução dentro das várias etapas anteriores. Mostra compromisso. Trata-se de um motivo de orgulho pelas difíceis tarefas que foram ultrapassadas e pelo desenvolvimento físico e mental conseguidos.
Em coreano, tae significa “chutar” ou “esmagar com o pé”. Não deve ser surpresa que se quiser se tornar um mestre de taekwondo, você precisará aprender muito bem os chutes. Existem cinco chutes básicos: chute frontal, chute lateral, chute gancho, chute para trás e chute circular.
O juramento do Taekwondo é feito no início de toda aula, no momento de entrega de alguma faixa, em competições, entre outros casos. Nas aulas, os alunos devem dizer:
Há advertências (kyong-go) e penalidades (gam-jeom) para aquele que não cumprir regras básicas de combate, assim como atraso, desrespeito e cruzamento da linha da área.
O processo de avanço para a faixa preta envolve a progressão através de várias faixas coloridas, cada uma representando um nível de habilidade e conhecimento. Geralmente, há dez faixas coloridas antes da faixa preta, começando pelo branco e avançando para o amarelo, verde, azul, vermelho e marrom.
AMARELA – Significa a Terra da qual uma planta brota e começa a germinar, enquanto o alicerce do Taekwon-Do está sendo construído. VERDE – Significa o crescimento da planta, enquanto as habilidades do Taekwon-Do estão se desenvolvendo. ... PRETA – Ao contrário da branca, significa maturidade e habilidade no Taekwon-Do.
No Taekwondo existem nove graduações a nível de faixas coloridas: branca, laranja, amarela, camuflada, verde, roxa, azul, marrom e vermelha.
Faixas & Graduações
Quanto tempo leva para chegar a Faixa Preta em TAEKWONDO ? Resumidamente, podemos afirmar que o tempo mínimo para a maioria das artes marciais, que mencionei acima, é de 5 anos para chegar a faixa preta.
Cortesia, integridade, perseverança, autocontrole e espírito indomável são os cinco princípios que guiam essa prática. A formação em taekwondo é realizada por meio do aprendizado de técnicas de chutes, socos e bloqueios. Essas técnicas são praticadas em séries conhecidas como hyungs.
O Taekwondo encontra-se no conjunto de desportos de combate como o Judo, o Karate, Muaythai, boxe, etc e tem duas vertentes competitivas: as formas (ou “poomsae”, em coreano), coreografias que simulam um combate sem adversário e, na vertente olímpica, o jogo do combate.
Sim existem vários estilos de taekwondo mas os mais praticados são : STF, ITF e WTF. Existe tbm um pouco praticado estilo chamado AITF ou ITS nesse estilo tbm se chama tuls.
Professor (até 3º Dan) Kyo sah nim. Mestre (acima de 4º Dan) Sah bum nim.
dobok
O taekwondo é uma arte marcial originalmente coreana, que teria surgido por volta do século VII d.C. A tradução que se faz do termo taekwondo é “caminho dos pés, das mãos e do espírito”, significado que revela a proposta de desenvolvimento integral do praticante, típica das artes marciais.
Em uma competição, o objetivo do taekwondo é atingir o adversário com chutes e socos. Os pontos são marcados quando atingem os protetores usados pelos participantes. A disputada possui três rounds de dois minutos cada, com intervalo de um minuto de descanso entre os praticantes.
O objetivo principal do Taekwondo é formar seres humanos respeitados em todos os sentidos, desenvolver a inteligência, fortalecer o espírito, garantir boa saúde física e mental, e assim tornar-se um cidadão consciente de seus deveres para com a família, seus concidadãos e seu país.
O Taekwondo é uma arte marcial original da Coréia, onde surgiu a mais de 2000 anos. Taekwondo significa “caminho dos pés e mãos através da mente”. O objetivo do Taekwondo é, através do treinamento, possibilitar ao praticante adquirir corpo e mente fortes e saudáveis, respeito, disciplina e humildade.
O principal objetivo do Karatê não é a proeza física ou ganhar competições, mas o desenvolvimento do equilíbrio, harmonia, vigor físico e espiritual através do rigoroso e disciplinado treinamento.
Na verdade, as técnicas do Kung Fu se concentram na defesa e não no ataque. “A sua prática é um ato de fé e de resistência que permite aperfeiçoar o corpo, a moral, o caráter e a disciplina mental. O corpo de um indivíduo não pode agir sem a interferência da mente e esta deve ser orientada a acalmar o espírito.
Regras: O objetivo é imobilizar os dois ombros do adversário até a rendição usando apenas os membros superiores. A luta pode durar no máximo três períodos de dois minutos cada. Os juízes estabelecem pontos pela técnica atribuída aos golpes e vence quem conseguir mais pontos.
O objetivo da luta greco-romana é jogar o oponente no chão e imobilizar suas costas no chão, chamado de "encostamento". Não se podem usar golpes traumáticos (socos e chutes), mas primariamente envolve grappling: a luta agarrada que envolve técnicas de clinch, arremessos, controle e derrubadas.
A luta livre foi introduzida nos Jogos Olímpicos de 1904. ... O pentatlo era a prova nobre dos Jogos Olímpicos da Grécia Antiga e reunia, pela ordem, corrida (um Station), lançamento de disco, salto em distância, lançamento de dardo e luta.
Pále (em grego: πάλη) também conhecido como wrestling grego, luta grega ou luta grega antiga, foi o esporte organizado mais popular na Grécia Antiga. Um ponto é marcado quando um jogador tocar o chão com suas costas, bater com a mão devido a uma submission hold ou for forçado a sair da área de luta.
A luta livre tem sua origem na Grécia Antiga. Era parte do Pentatlo na Grécia Antiga, um campeonato atlético que também incluía corrida, saltos, lança e lançamento de discos. ... Os gregos reconheciam a luta livre como uma excelente forma de desenvolver a destreza física e mental.
A Luta estreou nos Jogos Olímpicos da era antiga no ano de 704 a.C. Segundo escritos e esculturas da época os atletas lutavam nus e com mistura de azeite de oliva e terra no corpo. O objetivo era derrubar o adversário três vezes. Era considerado queda quando o oponente tocava as costas, o ombro ou o tórax no solo.
A luta começou a ser disputada nos Jogos da Grécia Antiga no século 7 a.C.. Ao longo dos anos e das edições das Olimpíadas, a modalidade foi evoluindo e ganhando particularidades. O modelo de luta dos gregos inspirou os franceses a criar, no início do século 19, o estilo hoje conhecido como luta greco-romana.
Nos Jogos Olímpicos de Verão de 1896, apenas um evento de luta olímpica foi disputado. Cinco lutadores de três países participaram do evento de luta greco-romana no Estádio Panathinaiko de Atenas entre 10 e 11 de abril.
A greco-romana difere da livre por um aspecto simples: na primeira só se pode usar os braços e o tronco, enquanto na segunda o uso das pernas também é permitido. Nas duas, porém, o objetivo é imobilizar o adversário de costas para o chão. Golpes baixos, estrangulamento, dedo no olho e puxões de cabelo são proibidos.
Luta livre: o nome dá a entender que tudo é permitido neste tipo de combate. Mas nas Olimpíadas, a modalidade tem regras. Embora o objetivo seja dominar o rival, algumas técnicas são proibidas: golpes baixos, estrangulamentos, puxões de cabelo, dedo no olho são punidos com a desclassificação.
No estilo Greco romano, os atletas não podem utilizar as pernas para atacar nem para defender. As pegadas estão limitadas somente acima da linha da cintura; Se ao final de 1:30 min não houver pontos marcados, um dos lutadores por vez vai ao solo na posição chamada de “clinch”.
Se uma contusão sofrida por manobra ilegal acidental for severa demais e causar a interrupção da luta pelo árbitro, a luta deve resultar em no contest se for interrompida antes de completar dois rounds disputados (em lutas de 3) ou antes de completados três rounds (em lutas de 5).