A colheita é realizada de agosto a janeiro. O cajueiro é uma árvore originária do Brasil, nativo da região litorânea.
Faça um adubo orgânico para caju utilizando esterco bovino (em quantidade moderada para não salinizar o solo) ou compostos orgânicos. Você também pode fazer adubação verde com feijão de porco, feijão guandu e calopogônio.
Para controlar o ataque de ervas daninhas e manter a umidade do solo, aplique cobertura morta no local do plantio. >>> TRANSPLANTE É essencial que seja realizado em solo que tenha umidade para a muda se aclimatar, mas não pode ser muito frio, pois o cajueiro é muito sensível a temperaturas baixas.
De todas as espécies de cajueiro, apenas a Anacardium occidentale L. é explorada comercialmente. Os cajueiros dessa espécie são divididos em dois tipos: o cajueiro comum ou gigante e o cajueiro-anão-precoce. A copa do cajueiro-comum pode atingir até 20 m de altura, sendo, por isso, também chamado de gigante.
O cajueiro (nome científico Anacardium occidentale L.) é uma planta tropical originária do Brasil e que pertence a família Anacardiaceae. Apesar da distribuição da espécie pelo país, a maior produção de caju está concentrada nos estados do Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte e Bahia.
Anacardiaceae
Aumenta a imunidade Por ser rico em vitamina C e zinco, o caju é benéfico para o sistema imunológico. A vitamina C contribui para as defesas do organismo, pois protege o tecido epitelial e promove atividade antioxidante. O zinco, por sua vez, contribui para diminuir o estresse oxidativo e o surgimento de inflamações.
O cajueiro apresenta raízes laterais distribuídas horizontalmente em toda a sua periferia e uma raiz pivotante bifurcada logo abaixo da superfície. Raízes verticais são emitidas ao longo das raízes laterais, principalmente na profundidade entre 15 cm e 50 cm de profundidade.
A polinização ocorre normalmente até o meio-dia do dia da abertura da flor. A viabilidade do pólen do cajueiro normalmente é alta e a estrutura da flor - com o estigma situando-se em posição superior aos estames - favorece mais a polinização cruzada. É possível ocorrer polinização entre flores de uma mesma planta.
A esses frutos que se originaram de outras estruturas das plantas que não o ovário da flor, damos o nome de pseudofruto, que significa fruto falso (pseudo = falso). Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Um pseudofruto muito apreciado é o caju.
Encaixa-se o cajuzinho com cuidado dentro da garrafa, preservando o galho e tudo mais. A ideia é que a frutinha nem perceba que está "engaiolada", coitada. Então é preciso amarrar a garrafa junto ao cajueiro, pois ela ficará lá com o caju crescendo dentro.
Colocam as frutas inteiras dentro da garrafa, como a pera por exemplo. Em seguida colam o fundo com uma cola especial, própria para colar vidros. Essa cola depois de seca, não entra em contato com o líquido e nem vaza.
Modo de Preparo
Para dar um toque especial na sua receita você pode usar alguns ingredientes diferenciados, veja algumas opções:
Em um copo, adicione a fruta, o açúcar e amasse. Depois, coloque a cachaça e o gelo....Ingredientes:
Descasque e pique o abacaxi em pedaços. Coloque-o em uma garrafa, macere e adicione uma ou duas colheres de açúcar, a seu gosto. Se desejar, você também pode adicionar canela ou hortelã, criando um sabor especial para sua bebida. Adicione a cachaça, tampe bem e agite devagar.
Carvalho: é a mais usada, e é capaz de envelhecer a cachaça e reduzir a sua acidez, deixando o produto final com sabor e perfume que lembram a baunilha, além de uma cor mais amarelada; Amburana, umburana ou imburana: os três nomes são usados para designar a mesma madeira.
Cachaça pura ou envelhecida pode ser guardada no congelador ou na geladeira. Tudo bem, ela não vai congelar. Não tem problema guardar a garrafa de cachaça na geladeira e refrigerar, mas ao fazer isso poderá comprometer as avaliações sensoriais. Para avaliações e degustações o ideal é consumir em temperatura ambiente.
A cachaça amarela, quando não envelhecida, se torna desta cor após a adição de extratos de madeira ou calda de caramelo, que por sua vez tornam a bebida um pouco mais adocicada.