A parte laríngea da faringe situa-se atrás da laringe e estende-se da margem superior da epiglote e das pregas faringoepiglóticas até a margem inferior da cartilagem cricóidea.
Nasofaringe: corresponde à primeira região da faringe, a região nasal. Ela está situada atrás do nariz. Na nasofaringe, observa-se a presença de quatro aberturas, duas para as tubas auditivas (eustaquianas) e duas para o nariz (coanas).
A nasofaringe é a parte mais alta das vias aéreas, situada logo atrás do nariz e acima do palato mole. A nasofaringe serve de passagem a partir do nariz à garganta, para o ar até a traqueia, brônquios e pulmões.
O que é cavum de aspecto anatomico ? Cavum é a comunicação do nariz com a garganta. Dizer que o cavum está anatômico significa que ele tem o aspecto habitual, ou seja, não apresenta alterações.
Significado de Rinofaringe substantivo feminino Parte da faringe situada atrás das fossas nasais e acima do véu palatino.
Significado de Rinofaringite substantivo feminino Inflamação da rinofaringe, parte da faringe situada atrás das fossas nasais e acima do véu palatino; manifesta-se pela obstrução das vias nasais ou por coriza, dor de garganta e por sinais infecciosos como a febre: a rinofaringite é frequente em crianças.
Cavum é a parte que fica entre o nariz e a garganta. É uma parte de nosso trato respiratório. A adenóide é uma estrutura, mais observada em crianças, que quando aumentada pode causar roncos e apnéias, e fica localizada no cavum.
No caso do Raio-X de Adenoides ou Cavum (Lateral + Hirtz), exame também conhecido como raio-x de nasofaringe ou raio-x para estudo de adenoides, avaliamos a face e seios nasais, identificando a adenoide, parte do sistema imunológico que auxilia na defesa do organismo.
O aumento de partes moles no cavum é sugestivo de aumento da adenóide, conhecida como "carne esponjosa". Geralmente os sintomas são dormir de boca aberta, roncar, babar no travesseiro, sono muito agitado etc. Procure imediatamente uma consulta com médico Otorrinolaringologista.
Cerca de 50% do peso do corpo humano é constituído pelas chamadas partes moles, como músculos, gordura, tendões, ligamentos, vasos sanguíneos, nervos periféricos e outros tecidos.
Pode sugerir um aumento das tonsilas faríngeas - adenóides - que uma vez ocupando parte da passagem posterior entre o nariz e a garganta (= cavum), reduziram o espaço que o ar terá para passar (=redução da coluna aérea).
Hipertrofia ou inflamação das adenoides é comum entre as crianças. Os sintomas incluem obstrução nasal, distúrbios do sono e efusões da orelha média com perda auditiva. O diagnóstico é reforçado pela nasofibrolaringoscopia flexível.
“O tecido tem função de defesa, mas quando cresce demais, pode causar problemas respiratórios”, explica. Por causa da obstrução das vias nasais, pacientes com esse problema apresentam apneia do sono e respiram pela boca. “Isso pode prejudicar até mesmo o desenvolvimento infantil”, afirma o especialista.
A cirurgia de adenoide é indicada quando a adenoide não diminui de tamanho mesmo após uso de remédios indicados pelo médico ou quando leva ao aparecimento de infecção e inflamação recorrente do ouvido, nariz e garganta, perda auditiva ou olfativa e dificuldade para respirar.
A adenoide pode voltar após a cirurgia? Sim. Estudos mostram que a a adenoide pode voltar a crescer em 1,3 a 26% dos pacientes que realizam a cirurgia. Diversos fatores estão associados a esse novo crescimento.
Cirurgia de carne esponjosa: como funciona Inicialmente, é colocado um instrumento para manter a boca do paciente aberta e o cirurgião remove a adenoide com uma cureta (instrumento em forma de colher) ou outro instrumento automático que remove e aspira o tecido chamado shaver.
Como é a cirurgia de adenoide? A cirurgia de adenoide é considerada bastante simples. Similarmente o tempo médio da cirurgia é de trinta minutos e ela é realizada por um médico especialista, o otorrinolaringologista. Dessa, forma, a adenoide é removida pela boca, sem a necessidade de cortes na pele.
Além disso, se as adenoides que se encontram em uma situação mais preocupante não forem removidas, elas podem abrigar uma infecção e os biofilmes, ou áreas de crescimento de bactérias, podem reduzir a eficácia de antibióticos.
Repouso no leito, falar pouco, cuspir ate que a saliva esteja clara. Depois que a saliva estiver clara deverá engolir mesmo que sinta dor. Ficar com a cabeça na horizontal ( deitado de lado).
No pós operatório de cirurgia nasal, o ideal é fazer lavagem( irrigação) com soro fisiológico 0,9% , enchendo uma seringa de 10-20 ml e esvazia-lá dentro de cada narina, evite inclinar a cabeça para trás. Isso pode ser repetido a cada 2 horas ou de acordo com a preferência do seu cirurgião ou necessidade.