João e Maria, filhos de um pobre lenhador, que em acordo com a esposa, decide largá-los na floresta porque a familia não tem mais condições de mantê-los. ... As migalhas, que é o detalhe mais conhecido e caracteristico da obra, acabam sendo comidas pelos passáros e com isso João e Maria acabam perdidos na floresta.
Há muitos anos atrás, havia duas crianças, João e Maria, vivendo com seu pai e sua madrasta próximo a uma floresta. O pai era lenhador e os tempos eram de escassez. A família passava fome e não tinha recursos para alimentar a todos. ... O pai, a princípio, não concorda, mas acaba cedendo e aceita a sugestão de sua esposa.
O conto João e Maria apresenta um contexto agrário, marcado pela fome, pela miséria e falta de expectativa na vida, tanto que as crianças são abandonadas na floresta para que o pai e a madrasta sobrevivessem, pois a comida era insuficiente para ser dividida pelos quatro – e retornam para casa com ajuda de um elemento ...
João e Maria tem juntos 90 anos.
Com linguagem extremamente poética, a música narra o fim de um relacionamento, visto pelos olhos puros de uma criança. Fala a respeito de atos de heroísmo, do amor e da dolorosa separação do casal. É mais uma das canções que abordam o fim de um ciclo, que antes era motivo de imensa felicidade.
Com seu reconhecido talento de contadora de histórias, a escritora Tatiana Belinky proporciona aos pequenos leitores de hoje esta deliciosa versão da inesquecível João e Maria ilustrada pelo espanhol Francesc Rovira. Sobre o autor: Em 1785 e 1786, na Alemanha, em Hanau, nasceram os irmãos Jacob Grimm e Wilhelm Grimm.
Jacob e Wilhelm Grimm