Significado de Logos substantivo masculino Racionalidade que distingue o ser humano dos demais animais, sendo este capaz de raciocinar, de compreender a realidade; razão. [Filosofia] Conjunto de leis que, segundo Hieráclito de Éfeso (século V, a.C), fazem o universo funcionar, compondo um tipo de inteligência cósmica.
'A Fundamentação da Metafísica dos Costumes' tem como assunto principal o problema do imperativo moral. Na obra, o objeto de análise é o juízo comum dos homens em matéria moral. Este livro é destinado a estudantes e professores de filosofia, de história das mentalidades, de teologia, de direito e das ciências sociais.
Ontologia significa “estudo do ser”. A palavra é formada através dos termos gregos “ontos” (ser) e “logos” (estudo, discurso). Consiste em uma parte dafilosofia que estuda a natureza do ser, aexistência e a realidade, procurando determinar as categorias fundamentais e as relações do “ser enquanto ser”.
A teoria do conhecimento, ou gnosiologia, é uma área da filosofia voltada para a compreensão da origem, natureza e a forma que tornam possível o ato de conhecer pelos seres humanos. Como disciplina da filosofia, a teoria do conhecimento surgiu na Idade Moderna, tendo como fundador o filósofo inglês John Locke.
O Criticismo foi uma teoria criada por Kant para resolver um impasse criado pelo Dogmatismo e pelo Ceticismo. ... De um modo geral, dogmatismo é uma doutrina filosófica que defende a possibilidade de chegarmos ao verdadeiro conhecimento. Já o ceticismo afirma na impossibilidade de chegar ao conhecimento verdadeiro.
Cada corrente filosófica entende que o conhecimento para responder essas coisas está dentro de um fator: Idealismo: para Platão e Hegel está apenas na inteligência. Materialismo: para Marx (está apenas na matéria. Empirismo: para Locke está se inicia com a experiência dos sentidos.
Algumas das principais correntes filosóficas são idealismo, empirismo, racionalismo ou irracionalismo. Neste artigo, listo as principais escolas de pensamento filosófico da cultura ocidental. Desde os tempos antigos, o homem levantou questões como a origem de sua existência, verdade ou conhecimento.
Contribuíram para formar o pensamento de Kant tanto o racionalismo, que tem como maior expoente Descartes, quanto o empirismo, que tem como maiores expoentes Locke e Bacon, sendo o Idealismo Transcendental - a corrente de Kant - concebida como uma espécie de "síntese" de ambas.
O período helenístico foi de grande difusão cultural. ... A filosofia e as ciências também sofreram influências da cultura. Na filosofia surgem três correntes filosóficas: Estoicismo, Epicurismo e Ceticismo.