Ninguém escapa a esta tensão: quem nunca se viu, em algum momento do dia, (bem) desesperado porque ficou sem conexão de Internet? Já é quase impossível imaginar o nosso cotidiano sem esse sinal de vida, principalmente em tempos de isolamento social. Essa funcionalidade quase que vital do mundo pós-moderno a que hoje acessamos é recente, tem pouco mais de 50 anos (pode acreditar, meio século, no correr da humanidade, é pouco). Que tal conhecer, com a Link Nacional, mais sobre a história da Internet, essa ferramenta tão importante quanto o fogo para o homem Paleolítico?
Em seguida, a terceira fase da internet marca o avanço nas conexões de banda larga a partir do final da década de 1990. Desse modo, os conteúdos vinculados na rede se desenvolveram com imagens, músicas, gifs e jogos. Além disso, surgem as plataformas de bate-papo, as interações personalizadas com avatares e as redes sociais.
Como a história da Internet mudou nossas vidas
Mas não foi só isso. A evolução da tecnologia também possibilitou novas formas de comunicação e interação na internet, como as redes sociais, os aplicativos de mensagens e as videoconferências.
No início dos primeiros contatos com a Internet, as pessoas sequer pensavam na importância que a World Wide Web traria para o mundo. O início dos anos 60 seria marcado como o começo de uma nova era. Quando não se pensava em meios de comunicação melhores do que o telefone e o telégrafo, surgiram os primeiros indícios da Era da Informação.
Sobre
Com o avanço da tecnologia, a internet também evoluiu. A velocidade da conexão aumentou, os dispositivos móveis surgiram e a internet das coisas (IoT) se tornou uma realidade.
Essa teoria teve consequências práticas com o projeto chamado Advanced Research Projects Agency, ou simplesmente ARPANET. Curiosamente, ele era parte de uma pesquisa militar dos Estados Unidos.
Desde sua criação, a Internet beneficiou, e muito, o mundo. Ao longo dos anos, pessoas que não tinham condições de aprender a navegar pelos sites, seja por questões financeiras ou por falta de tempo e interesse, hoje podem acessar facilmente a Internet.
Década de 80 e 90 surgimento das grandes redes de internet
Em meados de 1966, Roberts começou a trabalhar na DARPA. Tendo o apoio de Robert Kahn e Howard Frank, eles criaram uma rede de pacotes chamada ARPANET. Essa rede já tinha seu primeiro protótipo feito em 1968, apesar de que, somente em 1969, o projeto ganharia visibilidade, em uma tentativa acertada em um computador da Universidade da Califórnia, conectando-se com outro da Stanford Research Institute.
Por fim, o período atual é marcado pela pluralidade de meios de comunicação, principalmente com o uso dos smartphones. Além disso, o tablet e até relógios e a televisão tornaram-se porta de acesso à internet. Agora, o mundo das redes não é algo acessado pelas pessoas apenas em um momento específico: ele é integrado em suas vidas.
No final da década de 80, Tim Berners-Lee estava desenvolvendo a World Wide Web, mais conhecida como www. Funcionando como um sistema que distribui documentos HTTP, ela interconecta e é acessada por um navegador web, conectando-se, assim, com a Internet.
Tudo começou lá na década de 1960, quando o Departamento de Defesa dos Estados Unidos criou uma rede de comunicação chamada ARPANET. O objetivo era conectar computadores de diferentes universidades e centros de pesquisa para compartilhar informações e recursos.
Para que você tenha uma ideia, mais de 40% das pessoas utilizam as redes sociais, seja Facebook, Instagram ou Twitter. Esse tipo de contato social facilitou o ato de as pessoas se comunicarem entre si em diferentes cidades, estados e países. Com o uso da webcam, por exemplo, amigos e familiares podem matar a saudade de alguém que está muito longe, sem sair de casa.
Menu
1. [UEMA]
A letra da música de Gilberto Gil trata da rede de comunicação existente no mundo e sugere a importância dessa rede para a inclusão digital, do ponto de vista socioeconômico.
A vontade de se comunicar, foi impulsionada pelos avanços nos computadores daquela época, e a maioria desses computadores ocupavam uma sala inteira e a interface visual era extremamente estranha para os tempos de hoje, faltava uma longa jornada para a evolução.
Internet no Brasil
Nesse contexto, uma das características desse novo meio de comunicação é que as redes de informação não eram supervisionadas de modo central. Portanto, esse aspecto expansivo da internet acabou ultrapassando os fins acadêmicos e militares norte-americanos.
Nesse modelo, os computadores são autônomos e as informações não dependem de um controle central, podendo ser transmitidas de modo independente. Consequentemente, a destruição de um computador ou outro não impediria o tráfego da informação que uma vez já foi lançada.
Muito antes de toda essa tecnologia crescer consideravelmente para poder chegar aos lares, às ruas, e até mesmo na palma das mãos, os cientistas e escritores já imaginavam uma grande falha de comunicação entre todos, principalmente aqueles que estavam em uma grande distância.
A internet nasceu quando primeira conexão Arpanet foi estabelecida entre a Universidade da Califórnia (UCLA) e o Instituto de Pesquisa de Stanford às 22h30 do dia 29 de outubro de 1969.
O que é linha do tempo nas redes sociais?
Linhas do Tempo são tipicamente usadas para descrever uma determinada sucessão de fatos. Nas redes sociais o formato é muito utilizado para exibir o fluxo de informações compartilhadas por usuários. Twitter e Facebook são exemplos de redes que adotaram essa forma de mostrar o conteúdo aos seus usuários.
Quando foi o boom da internet?
1990
O que se pode notar é que o interesse mundial aliado ao interesse comercial, que evidentemente observava o potencial financeiro e rentável daquela "novidade", proporcionou o boom (explosão) e a popularização da Internet na década de 1990. Até 2003, cerca de mais de 600 milhões de pessoas estavam conectadas à rede.
Como foi a evolução da internet no Brasil?
A internet chegou ao Brasil em 1981 por meio da Bitnet, uma rede de universidades fundada em 1981 e que ligava Universidade da Cidade de Nova York (CUNY) à Universidade Yale, em Connecticut. ... A partir de 1994, a internet se desloca da academia e começa a ser comercializada.
Como a internet se desenvolveu?
A internet foi criada em 1969, nos Estados Unidos. Chamada de Arpanet, tinha como função interligar laboratórios de pesquisa. Naquele ano, um professor da Universidade da Califórnia passou para um amigo em Stanford o primeiro e-mail da história. ... A partir de 1982, o uso da Arpanet tornou-se maior no âmbito acadêmico.
Quando a internet começou a se popularizar no Brasil?
A internet chegou ao Brasil em 1981 por meio da Bitnet, uma rede de universidades fundada em 1981 e que ligava Universidade da Cidade de Nova York (CUNY) à Universidade Yale, em Connecticut. ... A partir de 1994, a internet se desloca da academia e começa a ser comercializada.
Em que ano foi criada a internet no Brasil?
Em 1994, a internet finalmente sai do nicho acadêmico e passa a ser comercializada para o público em geral. No Brasil, a EMBRATEL lança o Serviço Internet Comercial, em caráter experimental e com conexão internacional de 256 Kbps. Cinco mil usuários foram escolhidos para testar o serviço.
O que é gênero textual linha do tempo?
Uma linha do tempo é uma representação visual de uma sequência cronológica de eventos de uma história, um processo ou um histórico. ... Uma linha do tempo também pode ser usada junto com texto e gráficos para produzir infográficos, que podem mostrar estatísticas, eventos históricos e outras informações de forma prática.
Como fazer uma linha no tempo?
Desenhe uma linha vertical na linha do tempo principal para mostrar os anos em que esses eventos aconteceram. Em seguida, escreva uma breve descrição de cada um. Organize as datas em sequência. Os eventos precisam estar na ordem cronológica e não na ordem de importância ou interesse.
Quando foi o boom da internet no Brasil?
Mas foi só em 1996 que os primeiros players do mercado de provedores iniciaram as operações e, em 1998, devido ao aumento da infraestrutura e, principalmente, pelo crescimento do número de usuários/ mercado consumidor, o Brasil já era o 19º lugar em número de hosts no mundo, ficando atrás somente dos Estados Unidos e ...
Que foi o criador da internet?
Robert Kahn
Vint Cerf
Internet/Inventores
Qual a origem da internet resumo?
A internet foi criada em 1969, nos Estados Unidos. Chamada de Arpanet, tinha como função interligar laboratórios de pesquisa. Naquele ano, um professor da Universidade da Califórnia passou para um amigo em Stanford o primeiro e-mail da história. ... Desde então, começou a ser utilizado o nome internet.
Como a internet se popularizou no mundo?
A partir disso, a década de 90 ficou conhecida como o "boom da internet", pois foi quando ela se popularizou pelo mundo, com o surgimento de novos browsers ou navegadores — Internet Explorer, Netscape, Mozilla Firefox, Google Chrome, Opera, Lynx — e o aumento do número de usuários, navegadores da internet.
Quando a internet começou a se popularizar?
A partir disso, a década de 90 ficou conhecida como o "boom da internet", pois foi quando ela se popularizou pelo mundo, com o surgimento de novos browsers ou navegadores — Internet Explorer, Netscape, Mozilla Firefox, Google Chrome, Opera, Lynx — e o aumento do número de usuários, navegadores da internet.
Quando a internet foi liberada ao público?
A internet foi criada em 1969, nos Estados Unidos. Chamada de Arpanet, tinha como função interligar laboratórios de pesquisa. Naquele ano, um professor da Universidade da Califórnia passou para um amigo em Stanford o primeiro e-mail da história. Essa rede pertencia ao Departamento de Defesa norte-americano.
Quando acabou a internet discada no Brasil?
Na segunda metade da década de 2000, a conexão discada perdeu espaço para a banda larga no Brasil. Em 2007, 50% dos usuários de internet no país usavam banda larga enquanto 44% usavam conexão discada.
Quantas pessoas tem acesso à internet no Brasil 2020?
Pesquisa promovida pelo Comitê Gestor da Internet do Brasil revelou que, em 2020, o país chegou a 152 milhões de usuários - um aumento de 7% em relação a 2019. Com isso, 81% da população com mais de 10 anos têm internet em casa.