O profissional em Engenharia Civil é capaz de projetar, gerenciar e executar obras e construções. Além disso, ele atua na análise de insolação, no melhor aproveitamento da ventilação local e na definição do melhor tipo de solo para as construções.
Para ser engenheiro civil é preciso fazer um curso superior em Engenharia Civil, em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), graduação que garante o título de bacharel. Além da formação acadêmica, é preciso ter registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) para que o profissional possa trabalhar como engenheiro.
O engenheiro civil encontra oportunidades de emprego em empresas privadas e órgãos públicos. Pode ainda atuar como autônomo, montar seu próprio negócio ou seguir a carreira acadêmica e ministrar aula para cursos técnicos e faculdades.
Estruturado em uma formação diversa, os alunos de Engenharia Civil da UFMG cursam matérias nas áreas de física, química, computação e matemática, além de disciplinas na área de Ciências Humanas.
Além de atuar no desenvolvimento de projetos estruturais e na criação de edificações, o profissional de Engenharia Civil pode trabalhar em outros setores como, por exemplo, o de inspeção, fiscalização, perícia, saneamento e transporte.
Quanto ganha um engenheiro civil?
A Engenharia Civil está entre os cursos mais procurados em processos seletivos como o ProUni, o Sisu e o Vestibular tradicional. O motivo? A carreira oferece bons salários e alta empregabilidade.
Para ajudar você nessa tarefa, preparamos a lista a seguir, com as melhores faculdades de Engenharia Civil de acordo com o MEC. Entraram no ranking somente aquelas instituições que tiveram pelo menos uma nota máxima nos quesitos avaliados pelo Ministério.
A Engenharia Civil é, certamente, a área mais famosa da engenharia. Muitas pessoas quando imaginam o que um engenheiro faz, imaginam o trabalho de um engenheiro civil em uma obra, com uma planta baixa na mão, e tudo mais. E todo esse imaginário existe porque a Engenharia Civil é um dos cursos de ensino superior mais tradicionais, respeitados e concorridos do país.
A universidade coloca o Engenheiro Civil como um profissional que atua em um amplo campo de trabalho. Ou seja, não se restringindo apenas aos grandes centros urbanos, mas em todas as localidades do País e suas necessidades específicas. Com este curso o profissional poderá trabalhar com construção civil, fundações, hidráulica, mecânica dos solos, saneamento e transportes.
Quem deseja cursar Engenharia Civil precisa gostar bastante de números e cálculos, já que a graduação é composta majoritariamente por disciplinas do ramo das ciências exatas. Saber lidar com planejamentos, ser proativo e ter espírito de liderança são características também importantes para o engenheiro.
+Saiba quais engenharias estão em alta no mercado
O curso de Engenharia Civil tem duração de cinco anos, os quais são divididos em 10 semestres/períodos/ciclos, com titulação de bacharelado.
Além da construção de prédios, estradas, pontes, shopping centers, entre outros, o engenheiro civil pode trabalhar também em outras áreas. Dentre elas: a consultoria, materiais de construção, segurança do trabalho, setor financeiro, administração e equipamentos industriais, por exemplo.
Cada tipo de prova tem o seu formato e suas exigências, portanto, quando for estudar, leve em conta aquilo que for indicado no edital de cada uma das provas que você for participar.
Atualmente, diversas faculdade oferecem o curso de Engenharia Civil. Por isso, pesquise sobre o renome da instituição de ensino e o desempenho do curso nas avaliações do MEC.