União entre Brasil e Portugal ficou mais fácil (Foto: Divulgação). Tirar a cidadania portuguesa ficou mais fácil. Hoje é uma das formas menos burocráticas, mais até do que a famosa cidadania italiana.
Esse direito se dá, por exemplo, quando um avô ou bisavô emigrou de seu país para o Brasil. Nesse caso, você deverá buscar informações sobre sua ascendência familiar, tentando descobrir se tem um antepassado estrangeiro, de qual nacionalidade e se essa nacionalidade permite o reconhecimento da cidadania.
Para quem deseja obter a dupla cidadania, o primeiro passo é pesquisar suas origens. Os critérios para pleitear o direito variam conforme a nacionalidade. Para a italiana e a alemã, por exemplo, o direito é assegurado a filhos, netos, bisnetos e trinetos, desde que através da linhagem paterna.
Quem tem direito a Cidadania Alemã Para entender se você tem ou não o direito à cidadania alemã, precisará verificar se tem alguma ascendência ou filiação originárias da Alemanha. Se a resposta for positiva, reúna o máximo de informações e comprovações de que o seu parente é um imigrante.
Esta é a dúvida que recebemos com mais frequência em nosso dia-a-dia. A resposta é simples: não há limite de gerações para obter a Nacionalidade Alemã, desde que o antepassado tenha cumprido as exigências da época. Já tivemos, por exemplo, processos com seis gerações.
Para requerer a emissão de passaporte alemão, é necessário comparecer pessoalmente e apresentar os seguintes documentos no original ou em cópia autenticada (sem tradução). Os documentos são devolvidos após dar entrada no requerimento.
Pesquisa realizada no Rio Grande do Sul apontou os sobrenomes germânicos mais comuns nesse estado: Schmidt, Becker, Wagner, Müller, Schneider, Weber, Klein, Scherer, Hoffmann, Rech, Schmitz, Kuhn, Mallmann, Diehl, Ritter, Bohn, Ruschel, Stein, Braun, Ludwig, Hoff, Jung, Finkler e Sperb.
Documentação necessária para cidadania espanhola por residência
O neto de espanhol de origem, possui direito de obter a cidadania espanhola por herança caso o pai ou a mãe já tenha adquirido a cidadania e caso ele seja menor de 18 anos, caso seja maior de idade, deve primeiramente residir por pelo menos um ano legalmente na Espanha.
Como você viu acima, a cidadania espanhola para bisnetos de espanhóis será possível com a nova lei. ... No entanto, para ter direito à dupla cidadania é preciso que pai ou mãe já tenha tirado a sua própria. Ou seja, o neto do cidadão espanhol é que terá direito à cidadania e, por consequência, poderá passá-la ao seu filho.
O prazo necessário é de apenas um ano de residência para: Quem nasceu em território espanhol e não adquiriu a nacionalidade antes; Netos de espanhóis; Filhos de espanhóis ou quem esteve sob a guarda e tutela de cidadão espanhol ou de instituição espanhola; Viúvos ou cônjuges.
Mas, é muito comum brasileiros terem nacionalidade italiana ou portuguesa, por exemplo, pelo histórico cultural que nos une a estes países europeus. E, ambos fazem parte da União Europeia. Isso permite que quem tenha uma dessas nacionalidade possa morar na Espanha sem precisar de visto ou autorização de residência.
De acordo com a regulação atual (Código de Fronteiras Schengen), os requisitos que podem ser comprovados ao entrar no país são os seguintes: