O Paraná, segundo maior produtor de soja do país, deve produzir 18 milhões de toneladas nesta safra.
No Brasil, há dezenas de solos diferentes espalhados por todo o país. Entretanto, destacam-se quatro tipos predominantes: Massapê, Aluviais, Salmourão e Terra Roxa.
Massapé: é um tipo de solo caracterizado pela elevada fertilidade, possui cor escura em razão de sua formação ser proveniente da decomposição de rochas, como gnaisses escuros, calcários e filitos. Salmorão: é um tipo de solo constituído a partir da decomposição de rochas graníticas e gnaisses claros.
Massapé é um tipo de solo de cor bem escura, quase preta, encontrado na região litorânea do nordeste brasileiro. O massapé é um solo muito fértil e, portanto, excelente para a prática da agricultura. ... Ele se forma através da decomposição do granito, em regiões tropicais que possuem estações seca e úmida bem definidas.
Resposta. sua característica de um solo mais escuro, argiloso e muito fértil, eles se formam a partir da decomposição do calcário,do gnaisse e outras rochas , é localizado no litoral nordestino e é bastante usado na agricultura de cana de açúcar.
Na época úmida, o massapé apresenta uma consistência pegajosa e no período de seca ele fica rígido. Você sabia? - No período colonial, foi muito explorado na agricultura de cana-de-açúcar. - Atualmente o solo massapé é muito usados na cultura da cana-de-açúcar e café.
O ideal para o cultivo de plantas é o solo fértil, rico em nutrientes como cálcio, magnésio, fósforo e potássio. ... Em geral, os solos arenosos retêm pouca umidade, são menos férteis, muito fáceis de sofrer erosão e não são indicados para irrigação.
Resposta: Solo humoso ou orgânico – tem grande concentração de material orgânico em decomposição. É muito fértil, ideal para a agricultura.
argiloso
As plantas sabem escolher Nem tente plantar uma árvore de café em solo humífero pois ela não vai nascer! As laranjeiras, se plantadas em solo calcário, darão frutos mais doces como prêmio. Já as palmeiras crescem melhor em solos arenosos. O alecrim "gosta" muito de solos humíferos assim como as violetas.
São eles a argila, areia, húmus, e o calcário misturados. Conforme variam as quantidades dessas substâncias, o tipo de solo varia também. Solos arenosos, por exemplo, possuem mais areia na sua composição.