EQST

Qual A Principal Ideia De John Dalton E Lavoisier?

Qual a principal ideia de John Dalton e Lavoisier?

O químico francês Lavoisier afirmou, em 1785, que “em uma reação química massa se conserva porque não ocorre criação nem destruição de átomos ”. A teoria atômica de Dalton comprovou esse fato, já que um dos seus postulados afirma que o átomo é indestrutível.

Para que serve a criação de um modelo atômico?

Os modelos atômicos tentam explicar como a matéria é construída e organizada para que possamos entender melhor como ocorrem os fenômenos da natureza. ... Os filósofos gregos primeiramente propuseram a ideia de que a matéria era formada de partículas bem pequenas e que essas partículas eram indivisíveis.

Como era o átomo?

Segundo a Teoria atomica de Dalton, o átomo era uma particula compacta, indivisivel, indestrutiveis e imutáveis, existem átomos de mesmo cortamento quimico e mesma massa, ao qual o conjunto dá-se o nome de elemento quimico e tambem o átomo pode se unir a outros átomos formando átomos compostos(agregados atomicos).

O que Thompson dizia sobre o átomo?

O modelo atômico de Thomson consiste em uma esfera carregada positivamente e que elétrons de carga negativa ficam incrustados nessa. Este modelo de átomo, muitas vezes é chamado de modelo de "pudim de ameixas".

Qual foi a descoberta de Thomson sobre o átomo?

Thomson propôs, em 1898, um novo modelo, segundo o qual o átomo seria uma esfera maciça cuja massa correspondia praticamente à massa total do próprio átomo. ... Como o átomo apresentava-se eletricamente neutro, Thomson afirmou que a matéria que constituía a esfera era carregada positivamente.

O que Thompson concluiu?

Os experimentos de J.J. Thomson com tubos de raios catódicos mostrou que todos os átomos contêm partículas subatômicas minúsculas de carga negativa, ou elétrons. O modelo atômico do pudim de passas de Thomson tinha elétrons carregados negativamente inseridos dentro de uma "sopa" carregada positivamente.

Quem foram os filósofos que descobriram o átomo como eles chegaram ao nome átomo?

Este nome (átomo) foi dado pelo filósofo grego Demócrito (546 - 460 a.C.). ... Já no século XX, Ernest Rutherford, através de uma experiência com lâminas de ouro descobre que os átomos não eram exatamente o que diziam Dalton e Thomson. O átomo tinha espaços vazios, enquanto se podia perceber um núcleo denso.

Como Demócrito definiu o átomo?

Demócrito foi discípulo e depois sucessor de Leucipo de Mileto. Sua fama decorre do fato de ele ter sido o maior expoente da teoria atômica ou do atomismo. De acordo com essa teoria, tudo o que existe é composto por elementos indivisíveis chamados átomos (do grego, "a", negação e "tomo", divisível. Átomo= indivisível).

Por que o conceito de vazio era uma necessidade para a teoria de Leucipo e Demócrito sobre os átomos?

Segundo Leucipo e Demócrito, as partículas se movem e interagem entre si (formando matéria). Para fazer isso, é necessário supor que existe um espaço em branco entre eles. Portanto, de acordo com esses filósofos, todos os objetos físicos são compostos de diferentes arranjos de átomos e vazios.

Como era o átomo para os filósofos gregos?

A palavra “átomo” vem do grego (a=não, tomo=divisão) e significa “algo que não pode ser cortado”, pois se acreditava que átomos eram indivisíveis e a matéria era composta por essas minúsculas partículas elementares, de várias formas e tamanhos. ...

Quais foram os dois filósofos que idealizaram o átomo?

Foram Demócrito e Leucipo, inclusive eles que denominaram o átomo!!!

O que diz a teoria atomista?

De acordo com sua definição linguística, o termo atomismo trata-se de uma “Doutrina filosófica que se desenvolveu na Grécia no séc. ... V a.C. Os atomistas acreditavam que os elementos básicos da realidade eram átomos, partículas de matéria indivisíveis, indestrutíveis, que se moviam no espaço.”

O que dizia a teoria dos gregos Demócrito e Leucipo?

Leucipo e Demócrito foram os últimos pré-socráticos. Eles formularam a teoria atomista para solucionar a dúvida acerca da origem do Universo. ... O pensamento dos dois filósofos é inseparável, visto que a doutrina atomista foi iniciada por Leucipo e finalizada por Demócrito, o seu discípulo.

Qual a teoria de Leucipo?

Segundo Demócrito, a palavra que melhor definia a teoria de Leucipo era átomo, que significa, a rigor, indivisível. Para os antigos, o átomo seria a menor partícula possível e, segundo Demócrito, o agregado de átomos formaria tudo o que existe. Para o pensador atomista, os átomos juntavam-se por afinidade.

Qual a diferença fundamental entre a concepção de átomo dos gregos?

Os gregos acreditavam que tudo era formado de água, fogo, ar e terra, portanto, a única diferença entre os átomos era a 'forma' deles, ou seja, a água era composta por esferas (pois ela 'escorregava'), o fogo era composto por átomos pontiagudos (pois ele ardia), e assim sucessivamente.

Quem eram os filósofos que defendiam a divisibilidade da matéria?

Resposta: a)Os filósofos gregos Demócrito e Leucipo afirmavam que a matéria não era contínua, e sim constituída por minúsculas partículas indivisíveis, às quais deram o nome de átomos. Platão e Aristóteles, filósofos muito influentes na época, recusaram tal proposta e defendiam a ideia de matéria contínua.