Resposta. O papel do líder na gestão do clima organizacional requer exercer funções como: estabelecer uma visão clara onde se quer chegar com a realidade presente para que as pessoas possam dar o melhor de si para chegar no resultado esperado.
Ainda na visão de Robbins (2000), os dados sugerem que oito variáveis situacionais devem partir do líder: a qualidade da decisão; a importância do envolvimento do liderado da decisão; se o líder possui informações suficientes em que o problema está estruturado; se os subordinados ainda estariam comprometidos com a ...
Ao inspirar os liderados, ele é capaz de inserir neles a cultura da empresa, disseminar as estratégias de negócio e de engajá-los na busca daqueles resultados. Portanto, a relação entre líder e colaboradores interfere diretamente na produtividade, na satisfação e na capacidade criativa da empresa.
O líder deve estar sempre comprometido com sua equipe, mostrar-se sempre disposto a ouvi-la e estar integrado com ela, para que os liderados encontrem apoio na sua figura dentro da organização e tenham a certeza de que ele está ali para representá-los, para colaborar.
Existem duas maneiras de atuar como líder: a positiva — que incentiva, motiva e inspira os colaboradores — e a negativa, que desestimula, impõe e prejudica a equipe. Na liderança positiva, o líder destaca as recompensas, resultados, competências e habilidades de sua equipe.