Para que um mapa seja simples de ler e facilmente compreensível, várias cores e símbolos são utilizados, de maneira a representar as características do terreno. Damos o nome de “legenda” às simbologias utilizadas para representar um fenômeno qualquer no mapa. …
Os símbolos proporcionais podem indicar diferenças do tamanho de uma produção, por meio de figuras geométricas simples ( ou , por exemplo).
A legenda abaixo, por exemplo, já informa o que é importante na imagem. Nesse caso, o texto alternativo pode ficar vazio. … Já na imagem a seguir, a legenda contribui para a compreensão da ideia transmitida, mas sozinha não é suficiente para englobar todo o conteúdo.
A importância e função da legenda dos mapas é facilitar a comunicação, ajudando um determinado mapa a atingir o seu objetivo, que é informar e fornecer dados acerca de acontecimentos ou elementos existentes no espaço geográfico.
Grave um vídeo com a problematização. A partir do material construído na contextualização, demonstre aos alunos que, ao realizar a proposta anterior, eles criaram meios de se comunicar através dos desenhos e imagens. Pergunte aos alunos qual relação estabelecida entre a interpretação de uma imagem e de que forma isso nos ajuda na comunicação. Uma imagem, assim como um texto, pode ter infinitas interpretações, tornando-se algo muito particular. Porém, os mapas precisam tornar sua interpretação precisa e acessível a todos, pois além de serem um meio de orientação e localização, eles são universais.
Damos o nome de "legenda" às simbologias utilizadas para representar um fenômeno qualquer no mapa. A simbologia existente nas legendas - em um mapa de orientação básica - permite que qualquer pessoa, independente do seu país de origem, possa entender a representação gráfica de uma determinada região.
Para aprofundar a discussão, estabeleça questionamentos diretamente aos grupo, tais como: Podemos pintar em um mapa o oceano de verde? O que significam as linhas nos mapas? Qual importância das cores e formatos? Por que precisa ter um padrão?
Fonte Indica a origem dos dados apresentados e a data a que se referem. Orientação Mostra a direção e a localização por meio da rosa dos ventos ou de um ícone que indica o norte (esses desenhos nem sempre estão explícitos).
Peça para que antes de depositarem suas sugestões ou críticas, atentem para a construção dos elementos no mapa, principalmente os que foram elaborados na legenda. Se estavam adequados aos símbolos, se a interpretação foi fácil ou não, ou outro aspecto que considerar relevante indicar.
O objetivo deste plano de aula é que os estudantes interpretem e descrevam os símbolos a partir da elaboração de legendas utilizadas na construção de um mapa. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Meet ou outra ferramenta de videochamada.
No cinema, televisão e jogos eletrônicos, as legendas são os textos que acompanham uma imagem, conferindo-lhe um significado ou esclarecimento. Seu maior uso é na tradução de textos e diálogos de filmes, acompanhando o mesmo em sobreposição, normalmente na zona inferior da película.
Orientações: Entregue a cada grupo uma cópia do livro, para que eles façam a partir da leitura a comparação com o que eles desenvolveram no momento da contextualização. Em seguida entregue uma cartolina e canetas coloridas. Deixe 10 minutos disponíveis para a leitura coletiva.
Legendas - Convenções gráficas ajudam a compreender os mapas. Para que um mapa seja simples de ler e facilmente compreensível, várias cores e símbolos são utilizados, de maneira a representar as características do terreno.
Legenda: As legendas são os significados dos símbolos existentes nos mapas. Esses símbolos podem apresentar-se em forma de cores, ícones, hachuras, pontos, linhas e outros. … Ela, portanto, aponta a quantidade de vezes que uma área teve de ser reduzida para caber no local em que o mapa está representado.
As cores são, geralmente, utilizadas para representar fenômenos de intensidade variável, como zonas de diferentes altitudes e/ou profundidades. São convenções internacionais, seguidas por todos os países.
Eles são encontrados em todos os lugares a partir de velocidades do vento como o mapa da Escola Terra Nula. Neste caso, é uma rampa colorida para velocidades do vento indo devagar para rápido.
Neste momento, você está lendo a lenda do mapa. A legenda do mapa contém todos os símbolos (simbologia) usados no mapa para ajudar o leitor a entender o que os polígonos, linhas, pontos ou células de grade representam.
Após o anúncio do tema da aula, grave uma videoaula contextualizando e a envie junto com o slide do plano original aos estudantes. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Apresente aos alunos o livro “A borboleta azul”. Em seguida, entregue imagens do livro. Divida a turma em quatro grupos. Envie as fichas para distribuir aos alunos e diga que eles irão precisar de uma folha A4 em branco para o desenho.
– Azul: Área com água. Os símbolos representados a azul têm a ver com a água. – Amarelo: Área aberta, onde há ausência de árvores (quanto mais escuro, mais fácil a corrida). – Castanho: Representa a informação associada ao relevo (buraco, colina, depressão, cota, curvas de nível…)
Orientações: Com a turma em agrupamentos, projete ou escreva a imagem no quadro. Leia e diga que irão construir uma legenda em um mapa. Projete a imagem do slide 6. faça um breve comentário. Pontue que é um mapa fictício de tesouro. Mostre os símbolos que existem dentro dele. Diga que vão criar uma legenda para explicar os desenhos que estão no mapa. Distribua uma folha de papel impressa para cada agrupamento. Circule pela turma e garanta que todos estejam compreendendo a atividade. Peça para cada agrupamento afixar seu mapa no mural para todos socializem suas legendas.
Legendas - Convenções gráficas ajudam a compreender os mapas. Para que um mapa seja simples de ler e facilmente compreensível, várias cores e símbolos são utilizados, de maneira a representar as características do terreno.
As cores do mapa diferenciam as safras que estão ocorrendo na presente data. Assim, cada cor representa uma safra diferente. Se a área aparecer no mapa e não tiver cor, significa que não existe nenhuma safra vinculada a ela.