A Psicologia da Saúde é a área da Psicologia que estuda o comportamento humano no contexto da saúde e da doença, buscando compreender o papel das variáveis psicológicas sobre a manutenção da saúde, o desenvolvimento de doenças e comportamentos associados à doença.
A psicologia da educação é uma subárea de conhecimento dentro da psicologia, que tem como função a produção de saberes relativos aos fenômenos psicológicos constituintes do processo educativo. Estudar psicologia da educação ou psicologia educacional é compreender o processo de ensino e aprendizagem.
A Psicologia da Educação entende que esses são fatores que interferem (e muito) no processo de ensino e aprendizagem. Assim, essa ciência busca entender como o aluno se comporta em grupo, como está a sua saúde mental e quais são os seus desejos.
A Psicologia da educação abrange dois aspectos fundamentais: a) Compreensão do aluno e de suas necessidades, características individuais e seu desenvolvimento nos aspectos físico, emocional e social. ... Compreensão do processo ensino-aprendizagem.
Conhecer o mundo que nos rodeia é importante, mas o primeiro passo é conhecermos a nós mesmos, nosso mundo interior. Talvez alguns pensem: “Mas o que é que isso tem a ver com o pensamento crítico, professor?”. Essa resposta a psicóloga e psiquiatra Carolina Costa nos dá na aula de hoje.
O conhecimento é a capacidade humana de entender, apreender e compreender as coisas, além disso ele pode ser aplicado, criando e experimentando o novo. O conhecimento fascina a humanidade desde a Antiguidade, quando a Filosofia passou a pensar os modos como o ser humano pode conhecer a verdade. ...
A religião surgiu em algum momento entre os períodos Paleolítico e Neolítico, assim que os primeiros grupos humanos tornaram-se sedentários. As primeiras manifestações religiosas relacionavam-se com os fenômenos da natureza, ou seja, os fenômenos naturais eram entendidos como uma manifestação divina.