A partir da finalidade da Investigação é que se extrai os fundamentos de sua existência, a importância da fase administrativa, diante de um possível processo.
A investigação científica é um método de experimentação matemática e experimental que consiste em explorar, observar e responder a perguntas que permitirão a construção e teste de uma hipótese previamente estabelecida.
O inquérito tem como função investigar a autoria de um crime, reunir provas que comprovem as ações dos culpados para que sejam fornecidas as informações necessárias para a ação penal. ... Se resume ao papel do inquérito policial investigar crimes e fornecer elementos que esclareçam os acontecimentos.
Significado de Investigação Análise excessivamente rigorosa sobre alguma coisa, geralmente científica; pesquisa. Ação ou efeito de investigar. Etimologia (origem da palavra investigação).
“Art. 10. O inquérito deverá terminar no prazo de 10 dias, se o indiciado tiver sido preso em flagrante, ou estiver preso preventivamente, contado o prazo, nesta hipótese, a partir do dia em que se executar a ordem de prisão, ou no prazo de 30 dias, quando estiver solto, mediante fiança ou sem ela”.
Algumas variações da regra geral: no âmbito da Justiça Federal, o prazo é de 15 dias, se o acusado estiver preso, podendo ser prorrogado por mais 15 dias, conforme art. 66 da Lei 5.
A instauração de VPI (Verificação de Procedência das Informações) não constitui constrangimento ilegal, eis que tem por escopo investigar a origem de delatio criminis anônima, antes de dar causa à abertura de inquérito policial4.
Qualquer pessoa pode, em tese, atuar de modo a desvendar e obter informes a respeito das circunstâncias de um crime, materializar elementos de prova e procurar descobrir quem cometeu o crime. É corolário lógico do princípio da legalidade previsto no Art. 5º, II da Constituição Federal.
O Ministério Público pode realizar diretamente a investigação de crimes? SIM. O MP pode promover, por autoridade própria, investigações de natureza penal.
Para o autor, a Constituição Federal, em seu art. 144 da Constituição Federal, prevê expressamente que cabe à Polícia Judiciária conduzir as investigações criminais, resguardando-se, apenas, ao Ministério Público, a possibilidade de requisitar investigações criminais ou elaborar inquérito civil.
117) dispõe que “o Ministério Público é encarregado da fase de investigação prévia e da dedução da ação penal. A polícia é sua auxiliar na fase preliminar”. Sendo que, ao final, é o próprio Ministério Público que apurou o fato, em tese criminoso, quem decidirá sobre a propositura ou não da ação penal.
O prazo para oferecimento da denúncia, estando o réu preso, será de 5 dias, contado da data em que o órgão do Ministério Público receber os autos do inquérito policial, e de 15 dias, se o réu estiver solto ou afiançado.
Ato contínuo, o Parquet oferecerá a denúncia, que conterá a exposição do fato criminoso, com todas as suas circunstâncias, a qualificação do acusado ou esclarecimentos pelos quais se possa identificá-lo, a classificação do crime e, quando necessário, o rol das testemunhas, conforme dispõe o artigo 41 do Código de ...
Nos procedimentos ordinário e sumário, oferecida a denúncia ou queixa, o juiz, se não a rejeitar liminarmente, recebê-la-á e ordenará a citação do acusado para responder à acusação, por escrito, no prazo de 10 (dez) dias.