Qual é a diferença na aparência? Caule e altura. A hortelã tem um caule ereto e a Melissa é ramificada, isto é, vários brotos igualmente desenvolvidos. A altura da hortelã pode chegar a 1 metro, mas mais frequentemente não excede 50 centímetros, e a erva-cidreira pode atingir uma altura de 1,5 metro.
Se você utilizar folhas de melissa fresca (geralmente preferível por ter mais aroma, veja abaixo em Observações), utilizar o dobro, entre 3 a 9g.
A erva-cidreira (nome científico: Melissa officinalis), também conhecida popularmente como erva-cidreira verdadeira, ou apenas por melissa, é uma planta perene herbácea da família da menta /hortelã e do boldo (Lamiaceae), nativa da Europa meridional.
3 tipos de cidreira: melisa cidreira verdadeira, lipia alba e capim cidreira/ limão/ santo.
A erva-cidreira é conhecida popularmente por suas propriedades calmantes. O que muitos não sabem é que este nome é dado a três espécies diferentes: a Lippia alba, o capim-limão ou capim-santo e a melissa.
O capim-cidreira ou capim-limão forma touceira densa de folhas longas e bordas cortantes. A coloração é verde-clara e, devido ao aroma, é muito confundido com a erva-cidreira (Melissa officinalis). ... O chá tem aroma e sabor agradáveis e ação calmante, além de aliviar o quadro de espasmos suaves.
Também conhecido como capim-limão e capim-cidreira, o capim-santo pode ser usado na aromaterapia e nas indústrias farmacêutica e alimentícia. O capim-santo, também conhecido como capim-limão ou capim-cidreira (por ser comumente confundido com a erva-cidreira), é uma planta medicinal com inúmeros benefícios para a saúde ...
Entre as propriedades do capim-limão, destacam-se os efeitos antisséptico, antimicrobiano, analgésico e anti-inflamatório. Além disso, especialmente na forma de chá, a erva proporciona efeito relaxante e oxidante, ajudando a combater o estresse.
O chá, que é diurético, ainda combate o inchaço”, explica a nutricionista Vivian Goldberger. Esquente um litro de água e deixe ferver. Desligue e ponha uma colher (sopa) de capim-limão ou quatro sachês. Abafe dez minutos e coe.
Chá de Limão ou Água com Limão O limão além de rico em vitamina C, possui outros benefícios a saúde, como sua ação antioxidante e na ajuda da maleabilidade dos vasos sanguíneos, auxiliando no controle da pressão alta.
O chá de erva cidreira pode auxiliar na diminuição da pressão arterial principalmente nos momentos de estresse devido sua função de calmante natural. "O óleo essencial contido na erva cidreira tem efeitos nos canais de cálcio e pode induzir a vasodilatação", confirma o cardiologista Ariel Bueno da Fonseca.
7 Remédios caseiros para pressão alta
O que fazer para controlar a pressão alta
3 sucos com laranja para baixar a pressão alta
Na prática clínica, é normal que medicamentos possam gerar efeitos colaterais. No caso da dipirona, a reação adversa mais observada é a queda de pressão quando administrada por via intravenosa. Apesar disso, esses casos representam a minoria dos resultados em pesquisas.
E perceberam que elas não são poucas. Uma das principais, segundo DiNicolantonio, é que seu consumo exacerbado e frequente costuma elevar a concentração de ácido úrico no organismo, situação que por si só causa alterações no revestimento interno das artérias capazes de levar ao aumento da pressão.
Pressão alta: o que fazer Abandonar o hábito de fumar e ingerir bebidas alcoólicas, ter uma dieta equilibrada e com pouco sal, beber água regularmente, controlar a glicemia, cuidar da mente e adotar uma rotina que inclua a prática regular de exercícios físicos pode contribuir muito para abaixar a pressão que está alta.
Isso porque o distúrbio do sono aumenta as chances de ter hipertensão arterial. “Dormir mal pode causar sonolência, dificuldade de concentração e irritabilidade, além de predispor a problemas cardiovasculares, como as arritmias cardíacas, por exemplo”, afirma.
Sem sintomas, pico de pressão alta é mais perigoso que o pico de pressão baixa. “Quando a pessoa está completamente assintomática, sem qualquer queixa, e encontra uma medida de pressão elevada, significa que, mesmo sem um risco agudo de uma complicação, seu tratamento não está 100% eficaz”, afirma o médico.
Como já dissemos, pressão baixa não é considerada uma doença em si, mas pode estar relacionada com doenças graves como infarto do miocárdio, embolia pulmonar, diabetes, doença de Addison e a síndrome de Shy-Drager, por exemplo. É aconselhável procurar um médico quando a pressão arterial desce mais de 40 mmHg.