Quando se trata de gordura x músculo, a diferença entre o volume e peso de ambos cria muitos mitos que rondam as academias e conversas de pessoas que querem emagrecer.
Ninguém pega 500kg no Leg Press do dia pra noite. Mas você pode chegar nessa marca caso se dedique de verdade aos treinos. E como consequência, ainda terá mais força para realizar tarefas do dia a dia sem depender de ninguém.
Isto quer dizer que, quanto mais músculos você tiver, mais calorias precisará ingerir diariamente para a manutenção de seu corpo. Ou, caso mantenha a quantidade de calorias, irá emagrecer.
Só não se esqueça que a força durante o treino varia não só de acordo com o tamanho do músculo, como também por diferenças anatômicas e pela experiência que o indivíduo tem no treino.
Em relação à saúde geral, ter uma maior proporção de músculo pode ser benéfico. O músculo é metabolicamente mais ativo do que a gordura, o que significa que ele queima mais calorias em repouso. Além disso, o músculo também está associado a uma melhor saúde óssea, a um menor risco de lesões e a uma maior capacidade funcional.
Se você começou a treinar e fazer dieta há pouco tempo, tire uma foto do seu corpo e faça acompanhamento a cada 15 dias, de preferência no mesmo local, no mesmo horário e com a mesma roupa.
Para perder gordura e ganhar músculos, o exercício físico desempenha um papel fundamental. A combinação de exercícios aeróbicos, como corrida ou ciclismo, com exercícios de resistência, como musculação, é ideal para alcançar esses objetivos.
O importante é manter o seu percentual de gordura corporal baixo para prevenir condições de saúde relacionadas à obesidade, mas isso não significa que você tenha obrigatoriamente que construir uma quantidade excessiva de músculo.
Além disso, para saber se você está no caminho certo, é preciso se autoavaliar e ser avaliada constantemente. Veja a seguir as melhores formas de mensurar o progresso dos seus treinos e e da sua dieta.
Isto quer dizer que um indivíduo pode estar na faixa de 18,5 a 24,9 (peso ideal), mas ter percentual de gordura alto, compensado, no peso, pelo baixo índice de massa magra.
Desde cedo somos ensinadas que magreza é condição fundamental para que uma mulher seja feliz. E o maior símbolo dessa suposta felicidade tem sido, por muitos anos, nosso peso na balança.
Da mesma forma, se você não estabelece metas e não sabe onde quer chegar, qualquer coisa serve: qualquer treino, qualquer dieta, qualquer suplemento, qualquer resultado…
Ele é eficiente para distinção de peso de ossos, massa magra e gorduras, podendo medir o percentual de hidratação, gordura corporal e massa magra. Veja detalhadamente o que o exame pode calcular:
De maneira geral, a perda de gordura abdominal pode variar de acordo com a rotina de alimentação e exercícios físicos adotados. Mas em média, considerando uma dieta equilibrada e a prática regular de atividades físicas, é possível perder a barriga em cerca de 2 a 3 meses.