azul claro
Quizilas de Iemanjá: Banana-figo, peixe de pele, inhame, uva branca. Quizilas de Oxum: Tangerina, carcaça da galinha, camarão vermelho, cavalinha, feijão, tapioca, galinha, Pombo. Quizilas de Oxumaré: Ovos, tudo que rasteja, abobrinha, amendoim, fruta-do-conde, grão de bico, pipoca.
São quizilas comuns a todos os terreiros de candomblé: não comer caranguejo, peixe-de-pele, cajá, jaca, berinjela, alguns tipos de marisco, raia-pintada.
Búfalo
Pombagiras da Falange de Oxum Nomes de Marinheiros, Caboclos e Calungas do Mar – Marinheiros Caboclos e Calungas do Mar são Falanges da Linha das Águas de Iemanjá, cujos espíritos tiveram encarnações ligadas a vida no mar.
Oxum - Pirita e do Citrino para a energia da riqueza. Quartzo Rosa, Rodocrasita e também a Lepdolita para a energia do Amor. Xangô - Utilizamos a energia do Rubi , que é entre outras coisas, canal da Justiça Divina. Podemos usar também o Jaspe Marrom.
Simulador de Frete Também entende-se Exu como o orixá da ordem, do equilíbrio, da organização e da disciplina. A Turmalina Negra é a pedra pára-raio, repelindo todos os tipos de energia negativa, em especial a inveja. Ela nos dá mais disposição e energia para produzir, auxiliando nos processos depressivos.
O citrino é por excelência o cristal da prosperidade e das energias solares. Ele possui uma energia tão especial e intensa que é capaz de se auto energizar / limpar e também a energia de outras pedras e cristais. ... Para crianças, o citrino ajuda na formação clara do eu e da personalidade.
Opará/Apará (Òpárá) é a divindade dos rios e cachoeiras, por vezes confundida como uma qualidade da Orixá Oxum, mas aos iorubás se trata de uma divindade própria, muito guerreira. Oxum é dona do ouro e da nação Ijexá. ... Tem o título de ialodê entre os orixás.
Os filhos da Oxum Opará em algumas fases estão mais carinhosos, dengosos, como a Oxum. Outras vezes mais guerreiros, lutadores, valentes como a Iansã. Como acontece com as águas, nunca se pode prever o estado em que encontraremos os filhos de Apará. Também não podemos segurá-los em nossas mãos.
Magia de Oxum Opará para união: Junte as bandas, amarre-as com linha amarela e coloque numa tigelinha. Faça uma mistura de açúcar cristal, noz-moscada ralada e canela em pó e cubra o obì. Despache esta magia próximo a um rio, cachoeira ou jardim fazendo seus pedidos com fé a Oxum Opará.
8 de dezembro
Oxum – A senhora das águas doces recebe suas oferendas no sábado. Seu dia do ano é 8 de dezembro ou 12 de outubro. Iansã – O dia semanal dessa orixá também é o sábado, mas por conta do seu relacionamento com Xangô, também pode ser a quarta-feira. Sua data no ano é 4 de dezembro.
Omolocum - comida ritual da Orixá Oxum, é feito com feijão fradinho cozido, refogado com cebola ralada, pó de camarão defumado, sal, azeite de dendê ou azeite doce.
Se já souber qual é o seu orixá, veja abaixo o dia mais indicado para acender velas e fazer rituais em casa para cada um deles para que nunca falte luz em sua vida: Domingo: Nanã e as almas. Segunda-feira: Exú, Omolú e Obaluaiê Terça-feira: Ogum, Oxumarê e Irôko.
Cor da vela: Azul bebê (iemanjá, ondianas, sereias, iaras e marinheiros). Amarelo para Oxum. E lilás para Nanã.
Ficou estabelecida que a cor amarela, que deriva da vermelha, é a cor do Orixá Iansã, também pelo fato de ser uma energia de luta. ... A vela de cor azul tanto pode ser acesa para Oxum como para Iemanjá, que aceita em seu ritual velas brancas.
Principais oferendas de Oxum: Mel, melão, alfazema, açúcar, água de coco e quindim, lírios, margaridas e rosas amarelas (que podem sempre ser usadas em banhos o ano todo).
Oferenda a Oxum Preparo: Cozinhe o feijão fradinho e reserve. Cozinhe os 8 ovos e reserve. Limpe o camarão. Refogue a cebola em azeite de Oliva.
mamãe Oxum, proteja-me, faça que o amor seja constante em minha vida, e que eu possa amar toda a criação de Olorum. Proteja-me de todas as mandingas e feitiçarias. Dai-me o néctar de sua doçura e que eu consiga tudo o que desejo: a serenidade para agir de forma consciente e equilibrada.
Leve para a praia sete rosas brancas, sete moedas do mesmo valor, perfume de alfazema e um champagne. Reze para Iemanjá e para os Orixás que têm força no mar. Conte sete ondas e jogue as flores ao mar. Em seguida, despeje a champagne e ofereça aos orixás.
Quando se deseja fazer uma oferenda a Iemanjá nos terreiros, as mais comuns são à base de arroz ou um manjar de coco ou o Debô (comida feita com canjica) enfeitados com rosas brancas, uvas verdes, coco ralado e claras em neve.
Um grande balaio, enfeitado com panos brancos e azuis abriga tudo o que Iemanjá gosta: rosas, sabonetes, perfumes, pentes, joias e espelhos. “Muita gente vem aqui depositar seus presentes.
De maçã a boneca, saiba quais são os presentes dos devotos a Iemanjá | Bahia | G1. Balaios levam uva, melão, espelho, perfumes, batom, pentes para orixá. Para yalorixá, oferendas ajudam a alcançar "graças e poderes".